INSTITUTO
FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO
RIO GRANDE DO SUL
Campus
Vacaria
Licenciatura
em Ciências Biológicas
Programa Institucional
de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Nome
do bolsista: Hermelinda Acuña Duarte
Tema
da atividade: Resumo do capítulo 5 do livro Ensinando Biologia por
Investigação.
Data
de entrega: 06/07/2021
Capitulo 5:
Investigando a Alimentação Humana como uma questão sócio científica.
Visto
que no Brasil o consumo de açúcares de adição é feito de forma exagerada pelos
jovens, sentiu-se a necessidade de elaborar uma atividade que trata do tema de
forma específica e aprofundada na sala de aula.
Neste
capítulo do livro é proposta uma atividade relacionada a alimentação humana,
com a perspectiva de tratar o assunto como temática sócio científica. O
principal objetivo é trabalhar sobre o consumo excessivo do açúcar e as doenças
relacionadas a ela. Para a elaboração do tema foi proposta uma sequência de
sete atividades apresentadas a seguir.
Atividade
1: Levantamento de dados e reflexão sobre o fenômeno. Este primeiro passo tem
por objetivo contextualizar o tema a ser trabalhado através dos hábitos
alimentares dos estudantes, com isso poderá ter-se um perfil gráfico dos
alimentos que são consumidos pelos estudantes.
Num
segundo momento é sugerido uma atividade experimental, onde o professor fará um
experimento com os seus alunos para determinar a concentração do açúcar em
bebidas industrializadas, em geral muito consumida pelos adolescentes.
Continuando é proposto
que o professor divida os alunos em grupos e elabore questões relacionadas a
atividade 1 e 2. O objetivo desta atividade é fazer uma reflexão com os grupos
sobre os resultados das atividades anteriores, através de discussões e as
questões realizadas pelo professor. Após isso os grupos terão que levantar
hipóteses para a explicação das causas da obesidade na sociedade atual.
Na
atividade quatro, sugere-se que o professor pesquise estudos científicos
relacionados ao açúcar e a obesidade, que o ajudarão na hora de fazer a análise
das hipóteses levantadas pelo alunado. A partir disso, o educador terá de
estimular os estudantes para pensarem sobre a questão da obesidade na sociedade
atual, com base na leitura de um texto científico que será realizada com o
grande grupo.
Após
isso, na quinta atividade, é proposto que os estudantes façam a análise de
experimentos científicos, realizados por pesquisadores que tinham por intenção
explicar as causas da obesidade. Com isso os estudantes farão uma comparação
das suas hipóteses com os resultados dos experimentos analisados.
Em
um sexto momento é proposta a ampliação da análise realizada na atividade
anterior. Nesta atividade o grande grupo terá que discutir e unir suas
conclusões para confrontá-las e argumenta-las. Para isto, é sugerido a
elaboração de um quadro que relacione as hipóteses levantadas com o conjunto de
dados analisados.
Para
finalizar a sequência da atividade, é proposto que os estudantes sejam
divididos em grupos novamente e elaborem formas de divulgação do conhecimento
adquirido. Cada grupo terá a liberdade de escolher a temática que será
divulgada, com base nas sequencias da atividade.
Acredito
que adaptar à aulas remotas a atividade proposta nesse capítulo do livro seja
possível. A análise do tema, o levantamento de hipóteses e as discussões pode
ser feito sem muitas dificuldades de forma online, pois são atividades que não
envolvem a manipulação de materiais físicos grandes. Mas penso que a atividade
experimental se tornará um pouco mais difícil, pois fica mais complicado para o
professor orientar aos seus alunos e mostrar a forma de fazer o experimento,
mesmo assim não é impossível. O professor pode gravar uma vídeo aula com o
passo a passo do experimento e repassar para os seus alunos.
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