INSTITUTO
FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO
RIO GRANDE DO SUL
Campus
Vacaria
Licenciatura
em Ciências Biológicas
Programa Institucional
de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Nome
do bolsista: Hermelinda Acuña Duarte.
Tema
da atividade: Resumo do capítulo 6 do livro Ensinando Biologia por
investigação.
Data
de entrega: 13/07/2021
Capítulo
6. Investigando a vacinação e o retorno do sarampo: uma proposta para a
educação em saúde em tempos de pós-verdades.
No capítulo
6 do livro: Ensinando Biologia por Investigação é proposto uma atividade
relacionada à vacinação e aos surtos de sarampo que se deram há um tempo atrás
em algumas cidades do Brasil. O objetivo deste texto é trabalhar alguns
conhecimentos científicos relacionados à célula e imunologia, e de alguma forma
combater as fake news relacionadas a vacinação.
Esta
atividade foi elaborada com a sequência de quatro passos citadas a seguir.
Num
primeiro momento é sugerido uma atividade de discussão com os estudantes sobre
o fenômeno a ser trabalhado. Como introdução, o professor pode levantar
questionamentos relacionados ao sarampo. Com isso o professor pode separar os
alunos em pequenos grupos e disponibilizar para cada grupo uma reportagem para
leitura relacionada ao fenômeno a ser trabalhado.
Após
isso, é proposta uma atividade sobre levantamento de hipóteses. Nessa atividade
os grupos terão que elaborar possíveis hipóteses para explicar a seguinte
questão: se a vacina previne e é utilizada no sistema de saúde público do país,
por que têm ocorrido surtos de sarampo? Após a elaboração das hipóteses
é sugerido uma nova discussão com o grande grupo para os estudantes conhecerem
as propostas de explicação de cada grupo e dessa forma, o professor categorizar
as hipóteses propostas.
Em
terceiro momento, a atividade proposta é para a análise de dados. Nesta
atividade sugere-se que os estudantes analisem diferentes fontes de informação
que contenham informações sobre o fenômeno estudado. O objetivo desta atividade
é que os grupos comparem os dados analisados com suas hipóteses para
fundamentar suas possíveis explicações na hora de uma nova discussão em grupo.
Após isso o professor pode solicitar que os grupos expliquem como cada dado
analisado se relaciona com suas hipóteses.
Para
finalizar, sugere-se uma atividade em que cada grupo elabore um thread
de tweets para explicar, e correlacionar em pequenos papeis sequências cada
evidência encontrada. O objetivo desta atividade é divulgar nas redes sociais o
que foi aprendido sobre o fenômeno nas sequencias das atividades.
Penso
que esta atividade seria possível trabalhar no ensino remoto sem muitas
complicações, pois ela não apresenta partes com experimentos físicos e cada
sequência proposta é bem adaptável para o ensino remoto.
Acredito
que o professor pode dividir a atividade em três a quatro aulas, para poder
abordar o assunto e as atividades de forma mais ampla e detalhada, conseguindo
assim que os alunos realizem trabalhos de qualidade e bem desenvolvidos.
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