domingo, 25 de julho de 2021

Resumo do Capítulo 6 do livro Ensinando Biologia por Investigação

 


INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Hermelinda Acuña Duarte.

 

Tema da atividade: Resumo do capítulo 6 do livro Ensinando Biologia por investigação.

 

Data de entrega: 13/07/2021

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Capítulo 6. Investigando a vacinação e o retorno do sarampo: uma proposta para a educação em saúde em tempos de pós-verdades.

No capítulo 6 do livro: Ensinando Biologia por Investigação é proposto uma atividade relacionada à vacinação e aos surtos de sarampo que se deram há um tempo atrás em algumas cidades do Brasil. O objetivo deste texto é trabalhar alguns conhecimentos científicos relacionados à célula e imunologia, e de alguma forma combater as fake news relacionadas a vacinação.

Esta atividade foi elaborada com a sequência de quatro passos citadas a seguir.

Num primeiro momento é sugerido uma atividade de discussão com os estudantes sobre o fenômeno a ser trabalhado. Como introdução, o professor pode levantar questionamentos relacionados ao sarampo. Com isso o professor pode separar os alunos em pequenos grupos e disponibilizar para cada grupo uma reportagem para leitura relacionada ao fenômeno a ser trabalhado.

Após isso, é proposta uma atividade sobre levantamento de hipóteses. Nessa atividade os grupos terão que elaborar possíveis hipóteses para explicar a seguinte questão: se a vacina previne e é utilizada no sistema de saúde público do país, por que têm ocorrido surtos de sarampo? Após a elaboração das hipóteses é sugerido uma nova discussão com o grande grupo para os estudantes conhecerem as propostas de explicação de cada grupo e dessa forma, o professor categorizar as hipóteses propostas.

Em terceiro momento, a atividade proposta é para a análise de dados. Nesta atividade sugere-se que os estudantes analisem diferentes fontes de informação que contenham informações sobre o fenômeno estudado. O objetivo desta atividade é que os grupos comparem os dados analisados com suas hipóteses para fundamentar suas possíveis explicações na hora de uma nova discussão em grupo. Após isso o professor pode solicitar que os grupos expliquem como cada dado analisado se relaciona com suas hipóteses.

Para finalizar, sugere-se uma atividade em que cada grupo elabore um thread de tweets para explicar, e correlacionar em pequenos papeis sequências cada evidência encontrada. O objetivo desta atividade é divulgar nas redes sociais o que foi aprendido sobre o fenômeno nas sequencias das atividades.

Penso que esta atividade seria possível trabalhar no ensino remoto sem muitas complicações, pois ela não apresenta partes com experimentos físicos e cada sequência proposta é bem adaptável para o ensino remoto.

Acredito que o professor pode dividir a atividade em três a quatro aulas, para poder abordar o assunto e as atividades de forma mais ampla e detalhada, conseguindo assim que os alunos realizem trabalhos de qualidade e bem desenvolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resumo do encontro do PIBID do dia 01/12/2021

  Resumo do encontro do PIBID.     No dia 01/12/2021 realizou-se mais um encontro online dos pibidianos do IFRS dos diferentes campus do Est...