INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO RIO GRANDE DO SUL
Campus
Vacaria
Licenciatura em Ciências Biológicas
Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Nome
das bolsistas: Hermelinda
Acuña Duarte e Alessandra Santini de Lima
Tema
da atividade:
Atividade sobre os capítulos do livro: Ensinando Biologia por Investigação.
Data
de entrega:
15/06/2021
Tópicos para ser abordado na análise do
capítulo do livro:
1.Qual foi o objetivo da atividade?
O objetivo da atividade foi
proporcionar o conhecimento através da visualização para que os alunos possam
conhecer os diferentes tipos de esqueletos de mamíferos, observando eles para
uma análise.
Essa atividade faz com que o aluno
consiga identificar quais as espécies de animais aquáticos e suas morfologias,
já que a atividade 1 tem duas questões a serem respondidas conforme a
observação dos alunos.
Na parte dois da atividade o
professor vai trabalhar a parte de levantamento de hipóteses que algo que
estimula os alunos a pensar e tentar solucionar essas próprias hipóteses
criadas.
Já na parte final da atividade ele
vai propor um trabalho com levantamento de dados sobre a história evolutiva dos
cetáceos, onde automaticamente todos os alunos poderiam analisar as hipóteses
dos demais colegas e pensar melhor no que cada uma significa.
2. Como
trabalhar em sala esse tema?
As
atividades propostas no livro para trabalhar esse tema sugerem primeiramente
que o professor comece com uma atividade de observação com os alunos, podendo
ser através de visitas a museus ou centros de proteção de animais-marinhos. No
caso de faltar estes recursos, o professor também pode utilizar vídeos ou
imagens para os alunos poderem visualizar os animais, focando principalmente na
morfologia dos organismos. É muito importante a elaboração de roteiros para os
alunos para o momento e para depois da atividade de observação. Depois é
sugerido que o professor ofereça uma atividade para os alunos, para elaborarem
hipóteses sobre a evolução das baleias. Para isto o professor vai agrupar os
alunos e disponibilizará um texto sobre a obra de Darwin “A Origem das
Espécies”, partindo desse ponto, os grupos irão elaborar três hipóteses para
explicar o motivo pelo qual os ancestrais das baleias foram gradualmente
deixando de ser animais terrestres e assumindo um modo de vida estritamente
aquático.
Em
terceiro momento é sugerido que o professor ofereça um trabalho sobre dados, a
partir de um levantamento sobre a história evolutiva dos cetáceos. Para isto, o
professor discute as hipóteses com o grande grupo e propõem uma análise prévia.
Esta atividade ajudará o grande grupo a ter uma análise geral de todas as
hipóteses realizadas pelos grupos, o que o permitirá refletir sobre as
hipóteses e pensar no significado de cada uma delas.
Para
um quarto momento é sugerido um processo para a análise dos dados, isto será
possível depois que os alunos tiverem uma visão geral das hipóteses
apresentadas. A ideia para esta atividade é que os alunos discutam as hipóteses
e as comparem com as evidências e registrem a discussão num diagrama de
hipótese.
Já
para finalizar, aprofundar as análises realizadas e chegar a conclusões.
3. O que fariam igual e o que fariam diferente
em relação a proposta do capítulo?
A
proposta do livro traz a observação, criação de hipóteses e levantamento de
dados que no nosso ver é algo bem interessante, por que vai estimular os alunos
a pensar sozinhos criando os problemas e as soluções com seus pontos de vista,
claro que debatido juntamente em grupos e depois apresentado para toda sala de
aula com o auxílio do professor.
Levar
os alunos ao museu é bem interessante para que eles possam visualizar de perto
os esqueletos, acredito que daria para adaptar essa atividade também em formas
de imagens ou vídeos como é sugerido, mais isso só seria uma hipóteses caso não
pudesse levar a turma no museu de fato.
Acredito
que a proposta é muito boa, mas essa pesquisa poderia virar um glossário para
que os alunos pudessem utilizá-la como uma fonte de estudo.
4. Como adaptar essa aula/tema para o ensino
remoto?
Acredito
que primeiramente poderia ser passado vídeos e imagens que ilustram os animais
aquáticos e que mostre sua morfologia de forma nítida e de fácil entendimento.
Depois de proporcionar que os alunos observem o que está sendo apresentado para
que eles possam criar hipóteses e levantamento de dados com o seu grupo, seria
sugerido que eles usassem o google drive para que pudessem se comunicar uns com
os outros.
Faremos
um debate com os dados levantados e suas hipóteses, para que todos os alunos
participem através de um jogo de perguntas de múltipla escolha sugerido com tema que está sendo montado.
5. Possibilidades para trabalho interdisciplinar
– o que poderia ser feito.
Acreditamos
que no ensino fundamental e médio
trabalhar este tema de forma interdisciplinar não seja fácil, mas
pensamos que adaptar o tema numa aula conjunta de história e ciências poderia
funcionar, onde em história fosse trabalhado a história de Charles Darwin, e a
polêmica que foi a publicação da obra “A Origem das Espécies”. Já o professor
de ciências trabalharia com as teorias evolucionistas, com a formulação de
hipótese e na análise de evidências.
Primeiramente pensamos que tem que se
trabalhar a parte histórica, após isso dar um enfoque maior a parte das teorias
evolucionistas, com base nisso gerar hipóteses, no segundo momento analisar
dados e evidências, e chegar a conclusões. Para realizar as atividades
sugerimos que os alunos sejam agrupados em pequenos grupos de três integrantes.
A disciplina de ciências poderia também
trabalhar esse tema de forma interdisciplinar com o Ensino Religioso e as
Teorias Criacionistas.
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