domingo, 25 de julho de 2021

Análises do capítulo 8 do livro Ensinando Biologia por Investigação.

 



INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

Nome das bolsistas: Hermelinda Acuña Duarte e Alessandra Santini de Lima

Tema da atividade: Atividade sobre os capítulos do livro: Ensinando Biologia por Investigação.

Data de entrega: 15/06/2021

 Tópicos para ser abordado na análise do capítulo do livro:

1.Qual foi o objetivo da atividade?

O objetivo da atividade foi proporcionar o conhecimento através da visualização para que os alunos possam conhecer os diferentes tipos de esqueletos de mamíferos, observando eles para uma análise.

Essa atividade faz com que o aluno consiga identificar quais as espécies de animais aquáticos e suas morfologias, já que a atividade 1 tem duas questões a serem respondidas conforme a observação dos alunos.

Na parte dois da atividade o professor vai trabalhar a parte de levantamento de hipóteses que algo que estimula os alunos a pensar e tentar solucionar essas próprias hipóteses criadas.

Já na parte final da atividade ele vai propor um trabalho com levantamento de dados sobre a história evolutiva dos cetáceos, onde automaticamente todos os alunos poderiam analisar as hipóteses dos demais colegas e pensar melhor no que cada uma significa.

2. Como trabalhar em sala esse tema?

As atividades propostas no livro para trabalhar esse tema sugerem primeiramente que o professor comece com uma atividade de observação com os alunos, podendo ser através de visitas a museus ou centros de proteção de animais-marinhos. No caso de faltar estes recursos, o professor também pode utilizar vídeos ou imagens para os alunos poderem visualizar os animais, focando principalmente na morfologia dos organismos. É muito importante a elaboração de roteiros para os alunos para o momento e para depois da atividade de observação. Depois é sugerido que o professor ofereça uma atividade para os alunos, para elaborarem hipóteses sobre a evolução das baleias. Para isto o professor vai agrupar os alunos e disponibilizará um texto sobre a obra de Darwin “A Origem das Espécies”, partindo desse ponto, os grupos irão elaborar três hipóteses para explicar o motivo pelo qual os ancestrais das baleias foram gradualmente deixando de ser animais terrestres e assumindo um modo de vida estritamente aquático.

Em terceiro momento é sugerido que o professor ofereça um trabalho sobre dados, a partir de um levantamento sobre a história evolutiva dos cetáceos. Para isto, o professor discute as hipóteses com o grande grupo e propõem uma análise prévia. Esta atividade ajudará o grande grupo a ter uma análise geral de todas as hipóteses realizadas pelos grupos, o que o permitirá refletir sobre as hipóteses e pensar no significado de cada uma delas.

Para um quarto momento é sugerido um processo para a análise dos dados, isto será possível depois que os alunos tiverem uma visão geral das hipóteses apresentadas. A ideia para esta atividade é que os alunos discutam as hipóteses e as comparem com as evidências e registrem a discussão num diagrama de hipótese.

Já para finalizar, aprofundar as análises realizadas e chegar a conclusões.

  

 3. O que fariam igual e o que fariam diferente em relação a proposta do capítulo?

A proposta do livro traz a observação, criação de hipóteses e levantamento de dados que no nosso ver é algo bem interessante, por que vai estimular os alunos a pensar sozinhos criando os problemas e as soluções com seus pontos de vista, claro que debatido juntamente em grupos e depois apresentado para toda sala de aula com o auxílio do professor.

Levar os alunos ao museu é bem interessante para que eles possam visualizar de perto os esqueletos, acredito que daria para adaptar essa atividade também em formas de imagens ou vídeos como é sugerido, mais isso só seria uma hipóteses caso não pudesse levar a turma no museu de fato.

Acredito que a proposta é muito boa, mas essa pesquisa poderia virar um glossário para que os alunos pudessem utilizá-la como uma fonte de estudo.

 4. Como adaptar essa aula/tema para o ensino remoto?

Acredito que primeiramente poderia ser passado vídeos e imagens que ilustram os animais aquáticos e que mostre sua morfologia de forma nítida e de fácil entendimento. Depois de proporcionar que os alunos observem o que está sendo apresentado para que eles possam criar hipóteses e levantamento de dados com o seu grupo, seria sugerido que eles usassem o google drive para que pudessem se comunicar uns com os outros.

Faremos um debate com os dados levantados e suas hipóteses, para que todos os alunos participem através de um jogo de perguntas de múltipla escolha  sugerido com tema que está sendo montado.

5.  Possibilidades para trabalho interdisciplinar – o que poderia ser feito.

Acreditamos que no ensino fundamental e médio  trabalhar este tema de forma interdisciplinar não seja fácil, mas pensamos que adaptar o tema numa aula conjunta de história e ciências poderia funcionar, onde em história fosse trabalhado a história de Charles Darwin, e a polêmica que foi a publicação da obra “A Origem das Espécies”. Já o professor de ciências trabalharia com as teorias evolucionistas, com a formulação de hipótese e na análise de evidências.

 Primeiramente pensamos que tem que se trabalhar a parte histórica, após isso dar um enfoque maior a parte das teorias evolucionistas, com base nisso gerar hipóteses, no segundo momento analisar dados e evidências, e chegar a conclusões. Para realizar as atividades sugerimos que os alunos sejam agrupados em pequenos grupos de três integrantes.

 A disciplina de ciências poderia também trabalhar esse tema de forma interdisciplinar com o Ensino Religioso e as Teorias Criacionistas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resumo do encontro do PIBID do dia 01/12/2021

  Resumo do encontro do PIBID.     No dia 01/12/2021 realizou-se mais um encontro online dos pibidianos do IFRS dos diferentes campus do Est...