INSTITUTO
FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO
RIO GRANDE DO SUL
Campus
Vacaria
Licenciatura
em Ciências Biológicas
Programa Institucional
de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Nome do bolsista: Hermelinda Acuna
Duarte e Mariana Lisbôa de Oliveira
Tema da atividade: Relato de
ministrar as aulas
Data de entrega: 23/06/2021
- Foi possível ministrar todo o
conteúdo programado? (descrever para aula 1 e 2)
Sim, toda a aula programada para os dois dias foi executada, algumas
atividades como a do padlet feita na primeira aula foi realizada de maneira
mais rápida em virtude do tempo da aula.
- O tempo da aula foi suficiente
ao conteúdo proposto? (descrever para aula 1 e 2)
Acreditamos que poderíamos ter abordado mais questões em relação ao
tema, mas diante do tempo proposto, as atividades foram todas realizadas.
- Como foi a interação dos alunos
na aula?
Num primeiro momento eles ficaram um pouco tímidos, mas aos poucos
começaram a participar das atividades. As câmeras permaneceram fechadas, alguns
alunos abriram somente na apresentação inicial, mas logo já fecharam.
- Como foi utilizar as ferramentas digitais na aula?
Foi um facilitador e possibilitou a interação de todos os alunos que se
faziam presentes na aula. A maioria interagiu, alguns talvez não tenham
conseguido participar da primeira atividade com a ferramenta digital padlet em
virtude do tempo, pois a aula já estava encerrando.
- Qual foi a impressão de
ministrar aula com o retorno presencial? Como foi dar aula dessa forma? (com
alguns alunos acompanhando de dentro da sala de aula)
Ministrar aulas dessa
forma foi algo bem novo para nós, e acreditamos que seja assim também para
todos os professores que estão trabalhando dessa forma. A impressão que nos deu
foi que ministrar aulas assim é bem mais trabalhoso e exige muita adaptação de
parte do professor. Pois é preciso dar a mesma atenção para os que estão em aula
e os que se encontram por trás das
telas do telefone ou computador.
- Na sua opinião, o que foi mais
interessante nas aulas?
O que achamos bem interessante e importante é que com as aulas remotas
os estudantes e professores estão conseguindo se familiarizar com várias
ferramentas digitas. Deu para perceber isso na hora que abrimos as atividades
de interação para os alunos participarem. Eles conseguiram entrar nos sistemas
de forma rápida e não tiveram grandes dificuldades para interagir nas
atividades propostas.
- O que você faria
diferente se ministrasse novamente este conteúdo?
Primeiramente pensamos
que seria bom ter um pouco mais de tempo para cada aula, dessa forma se
trabalharia de forma mais detalhada cada tópico do assunto abordado.
Incorporaríamos mais atividades de interação com o uso de ferramentas digitais,
inscentivariamos mais em cada aula para os alunos serem mais participativos, e abordaríamos com maior enfoque a importância
de cuidar do consumo da energia elétrica e sobre a questão de estarmos pagando
uma energia tão cara no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário