terça-feira, 11 de maio de 2021

ATIVIDADE SOBRE O REFERENCIAL CURRICULAR GAÚCHO.

                                            

                     INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Hermelinda Acuña Duarte.

 

Tema da atividade: Atividade sobre o Referencial Curricular Gaúcho.

 

Data de entrega: 11/05/2021

                                                              

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Referencial Curricular Gaúcho

 

1.      Quais as principais características do Referencial Curricular Gaúcho e como se dá sua articulação com a BNCC?

a)      Engendrado com as 10 competências da BNCC.

b)      O destaque do documento está no reconhecimento da educação escolarizada no sentido de território.

c)      Caracteriza-se pela forma democrática e colaborativa, refletindo o desejo de uma educação qualidade para todos os estudantes.

d)     Estruturado em 6 cadernos pedagógicos.

e)      Documento balizador para a construção de currículos nas diferentes esferas do Estado do Rio Grande do Sul.

2.      Quais as concepções de educação e de aprendizagem adotadas pelo documento?

O documento entende a concepção de educação como um processo em constante transformação, de forma ampla, entendendo a necessidade do desenvolvimento do sujeito em todas suas áreas (intelectual, emocional, físico, afetivo, social e cultural), permitindo as formas de inserção social, onde estará envolvida educação escolar e extraescolar.

A concepção da aprendizagem por sua vez, para o documento é concedida através da construção do curriculum, organizada para ser o orientador das atividades pedagógicas para cada nível de ensino.

3.      Segundo o documento, o que se entende por educação e formação de sujeitos na escola?

O documento refere-se a uma educação significativa, capacitada para formam estudantes preparados para a construção da sua sociedade, trabalhando no seu desenvolvimento individual tanto como a social.

 

4.      Qual a concepção de currículo adotada pelo documento?

 

Sua concepção se dá por meio da sistematização dos esforços pedagógicos. O curriculum é um espaço central onde todos do círculo educacional estão inseridos. O papel do professor para a constituição do curriculum é fundamental, pois ele é um dos grandes protagonistas da construção do curriculum que será materializada na escola e na sala de aula.

5.      Como as 10 competências básicas da BNCC se relacionam com o Referencial Curricular Gaúcho?

O documento em consonância com a BNCC, diz que as competências sociais e pessoais devem estar articuladas nos conteúdos, de forma espiralada, levando ao desenvolvimento das seguintes competências: a) respeitar e expressar sentimentos e emoções atuando com progressiva autonomia emocional, b) atuar em grupo e demostrar interesse em construir novas relações, respeitando a diversidade e solidarizando-se com os outros, c) respeitar e conhecer as formas de convívio social.

 

6.      Como se apresentam a ciência e a tecnologia aplicadas à educação no século XXI no contexto do Referencial Curricular Gaúcho?

 

Com o avanço continuo das tecnologias digitais, tendo papel de grande relevância nas nossas vidas, é fundamental que novas metodologias de ensino sejam adotadas. O documento apresenta o uso das tecnologias aplicadas à educação como método inovador para o processo de ensino-aprendizagem, voltada ao protagonismo do estudante, com o uso apropriado dos recursos pedagógicos digitais. Para isto é fundamental a qualificação do professor para se inserir a essa nova perspectiva, para que possa mediar a educação digital.

7.      Segundo o documento, qual a importância da formação continuada dos professores do estado do RS?

A formação continua dos professores é de grande importância, pois é preciso para que o docente se aproprie dos saberes, gerando uma pratica crítica-reflexiva e possa sempre estar atualizado, podendo assim refletir sobre sua pratica pedagógica em suas múltiplas dimensões.

 

8.      Caracterize brevemente as modalidades de ensino presentes no documento.

Educação Especial: é uma modalidade que visa em atender estudantes com necessidades especificas, para isto elabora e organiza recursos pedagógicos acessíveis que possibilitem a plena participação dos estudantes.

Educação de jovens e adultos: modalidade que atende pessoas que por diferentes fatores sociais, culturais ou econômicos não conseguiram a escolarização na idade considerada ideal. Esta modalidade procura resgatar o tempo perdido e possibilitar o acesso destas pessoas aos conhecimentos necessários.

Educação de Campo: modalidade que visa atender as escolas encontradas nas áreas rurais, permitindo o acesso destas escolas a recursos pedagógicos e elaborar conteúdos relacionados ao conhecimento da população do campo.

Educação Escolar Indígena: modalidade que atende as comunidades indígenas, possibilitando o acesso a escolas na sua própria comunidade, com acesso a todos os conteúdos obrigatórios, respeitando suas culturas, línguas, raça e com inclusão de conteúdos culturais correspondentes a suas comunidades.

Educação da Relações étnico raciais e Educação Escolar Quilombola:

Modalidade que busca combater a discriminação e qualquer tipo de preconceito racial, focando numa educação antirracista e antidiscriminatória em todo o território do Estado. Esta modalidade inclui o estudo da história e cultura Afro-Americana, de forma adequada tanto nas metodologias de ensino como no cotidiano da escola, focando no fim do preconceito e discriminação racial.

9.      Na área de Ciências da Natureza, o documento apresenta, para cada ano do Ensino Fundamental I e II, as HABILIDADES RS, que são habilidades específicas para o estado do RS. Faça a leitura das HABILIDADES RS do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, e faça uma comparação entre elas e as respectivas habilidades da BNCC: o que muda, o que falta, o que se complementa.

As habilidades do RS estão bem mais detalhadas que as da BNCC, percebe-se a organização para o aprendizagem em espiral. Nas habilidades RS também é possível perceber a incorporação do cotidiano nos conteúdos que serão ministrados, e a intenção de ter um ensino mais voltado à pratica.

 

 

MATRIZES DE REFERÊNCIA PARA O MODELO HÍBRIDO DE ENSINO ANO LETIVO 2021

 

10.   Qual o objetivo das matrizes curriculares para o ensino híbrido 2021? Como se justifica a elaboração deste documento e a seleção das habilidades e objetos de conhecimento nele presentes?

A elaboração das matrizes curriculares para o ensino híbrido tem por objetivo e oferecer um ensino de qualidade, favorecendo o desenvolvimento de todas as potencialidades do aluno, considerando as dificuldades enfrentadas no ano de 2020. Lembrando que as habilidades aqui salientadas estão relacionadas as aprendizagem essenciais para o ano 2021. Este documento foi criado a causa da pandemia do novo coronavírus, que exige a adaptação dos educandos e alunos ao momento atual. As habilidades e objetivos foram selecionados de acordo com a possibilidade de adaptação ao método de ensino por meio de recursos digitais.

11.  Faça a leitura das matrizes curriculares para o ensino híbrido 2021 do Ensino Fundamental Regular II. Faça uma análise das habilidades e objetos de conhecimento selecionados para cada ano: pontos positivos, negativos, o que deixou de ser contemplado, viabilidade prática.

Após a leitura do documento percebi que alguns conteúdos do ano letivo anterior foram inseridos também para o seguinte ano de ensino. Isto deu para perceber a intenção da educação em recuperar o tempo perdido, e não deixar os alunos sem os conteúdos que tinham que ter estudado no ano de 2020 e foi impedido pela pandemia do novo coronavirus.

Acredito que trabalhar remotamente os conteúdos selecionados seja possível, mesmo cada um deles sendo um desafio para o ensino remoto neste tempo de adaptações. Penso que um novo conteúdo poderia ser abordado mais especificamente, a de Preservação e Ambiental, é um bom momento para trabalhar esse tema, e vai ser possível trabalhar de forma remota.

Embora acredite que os conteúdos que foram selecionados não sejam suficientes, não posso exigir mais a conta do momento que o Brasil e o mundo inteiro está enfrentando, mais sim podemos exigir recursos de nossos governantes para a melhor adaptação da educação à situação atual, assegurando a todos o acesso ao processo de ensino-aprendizagem.

 

 

 

 

Um comentário:

Resumo do encontro do PIBID do dia 01/12/2021

  Resumo do encontro do PIBID.     No dia 01/12/2021 realizou-se mais um encontro online dos pibidianos do IFRS dos diferentes campus do Est...