INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO RIO GRANDE DO SUL
Campus
Vacaria
Licenciatura em
Ciências Biológicas
Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Nome
do bolsista: Hermelinda Acuña Duarte.
Tema
da atividade: Atividade sobre o Referencial Curricular Gaúcho.
Data
de entrega: 11/05/2021
Referencial Curricular Gaúcho
1.
Quais as principais características do
Referencial Curricular Gaúcho e como se dá sua articulação com a BNCC?
a) Engendrado com as 10 competências da BNCC.
b) O destaque do documento está no
reconhecimento da educação escolarizada no sentido de território.
c) Caracteriza-se pela forma democrática e
colaborativa, refletindo o desejo de uma educação qualidade para todos os
estudantes.
d) Estruturado em 6 cadernos pedagógicos.
e) Documento balizador para a construção de
currículos nas diferentes esferas do Estado do Rio Grande do Sul.
2.
Quais as concepções de educação e de
aprendizagem adotadas pelo documento?
O documento entende a concepção de educação
como um processo em constante transformação, de forma ampla, entendendo a
necessidade do desenvolvimento do sujeito em todas suas áreas (intelectual,
emocional, físico, afetivo, social e cultural), permitindo as formas de
inserção social, onde estará envolvida educação escolar e extraescolar.
A concepção da aprendizagem por sua vez,
para o documento é concedida através da construção do curriculum, organizada
para ser o orientador das atividades pedagógicas para cada nível de ensino.
3. Segundo
o documento, o que se entende por educação e formação de sujeitos na escola?
O documento refere-se a uma educação
significativa, capacitada para formam estudantes preparados para a construção
da sua sociedade, trabalhando no seu desenvolvimento individual tanto como a
social.
4. Qual
a concepção de currículo adotada pelo documento?
Sua concepção se dá por meio da sistematização
dos esforços pedagógicos. O curriculum é um espaço central onde todos do
círculo educacional estão inseridos. O papel do professor para a constituição
do curriculum é fundamental, pois ele é um dos grandes protagonistas da
construção do curriculum que será materializada na escola e na sala de aula.
5. Como
as 10 competências básicas da BNCC se relacionam com o Referencial Curricular
Gaúcho?
O documento em consonância com a BNCC, diz
que as competências sociais e pessoais devem estar articuladas nos conteúdos,
de forma espiralada, levando ao desenvolvimento das seguintes competências: a)
respeitar e expressar sentimentos e emoções atuando com progressiva autonomia
emocional, b) atuar em grupo e demostrar interesse em construir novas relações,
respeitando a diversidade e solidarizando-se com os outros, c) respeitar e
conhecer as formas de convívio social.
6.
Como se apresentam a ciência e a tecnologia
aplicadas à educação no século XXI no contexto do Referencial Curricular
Gaúcho?
Com o avanço continuo das tecnologias
digitais, tendo papel de grande relevância nas nossas vidas, é fundamental que
novas metodologias de ensino sejam adotadas. O documento apresenta o uso das
tecnologias aplicadas à educação como método inovador para o processo de
ensino-aprendizagem, voltada ao protagonismo do estudante, com o uso apropriado
dos recursos pedagógicos digitais. Para isto é fundamental a qualificação do
professor para se inserir a essa nova perspectiva, para que possa mediar a
educação digital.
7.
Segundo o documento, qual a importância da
formação continuada dos professores do estado do RS?
A formação continua dos professores é de
grande importância, pois é preciso para que o docente se aproprie dos saberes,
gerando uma pratica crítica-reflexiva e possa sempre estar atualizado, podendo
assim refletir sobre sua pratica pedagógica em suas múltiplas dimensões.
8.
Caracterize brevemente as modalidades de
ensino presentes no documento.
Educação Especial: é uma modalidade que visa
em atender estudantes com necessidades especificas, para isto elabora e
organiza recursos pedagógicos acessíveis que possibilitem a plena participação
dos estudantes.
Educação de jovens e adultos: modalidade que
atende pessoas que por diferentes fatores sociais, culturais ou econômicos não
conseguiram a escolarização na idade considerada ideal. Esta modalidade procura
resgatar o tempo perdido e possibilitar o acesso destas pessoas aos
conhecimentos necessários.
Educação de Campo: modalidade que visa
atender as escolas encontradas nas áreas rurais, permitindo o acesso destas
escolas a recursos pedagógicos e elaborar conteúdos relacionados ao
conhecimento da população do campo.
Educação Escolar Indígena: modalidade que
atende as comunidades indígenas, possibilitando o acesso a escolas na sua
própria comunidade, com acesso a todos os conteúdos obrigatórios, respeitando
suas culturas, línguas, raça e com inclusão de conteúdos culturais
correspondentes a suas comunidades.
Educação da Relações étnico raciais e
Educação Escolar Quilombola:
Modalidade que busca combater a discriminação
e qualquer tipo de preconceito racial, focando numa educação antirracista e
antidiscriminatória em todo o território do Estado. Esta modalidade inclui o
estudo da história e cultura Afro-Americana, de forma adequada tanto nas
metodologias de ensino como no cotidiano da escola, focando no fim do
preconceito e discriminação racial.
9.
Na área de Ciências da Natureza, o documento
apresenta, para cada ano do Ensino Fundamental I e II, as HABILIDADES RS, que
são habilidades específicas para o estado do RS. Faça a leitura das HABILIDADES
RS do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, e faça uma comparação entre elas
e as respectivas habilidades da BNCC: o que muda, o que falta, o que se
complementa.
As habilidades do RS estão bem mais
detalhadas que as da BNCC, percebe-se a organização para o aprendizagem em
espiral. Nas habilidades RS também é possível perceber a incorporação do
cotidiano nos conteúdos que serão ministrados, e a intenção de ter um ensino
mais voltado à pratica.
MATRIZES DE REFERÊNCIA PARA O MODELO HÍBRIDO DE ENSINO ANO
LETIVO 2021
10. Qual o objetivo das matrizes curriculares
para o ensino híbrido 2021? Como se justifica a elaboração deste documento e a
seleção das habilidades e objetos de conhecimento nele presentes?
A elaboração das matrizes curriculares para
o ensino híbrido tem por objetivo e oferecer um ensino de qualidade,
favorecendo o desenvolvimento de todas as potencialidades do aluno,
considerando as dificuldades enfrentadas no ano de 2020. Lembrando que as
habilidades aqui salientadas estão relacionadas as aprendizagem essenciais para
o ano 2021. Este documento foi criado a causa da pandemia do novo coronavírus,
que exige a adaptação dos educandos e alunos ao momento atual. As habilidades e
objetivos foram selecionados de acordo com a possibilidade de adaptação ao
método de ensino por meio de recursos digitais.
11. Faça
a leitura das matrizes curriculares para o ensino híbrido 2021 do Ensino
Fundamental Regular II. Faça uma análise das habilidades e objetos de
conhecimento selecionados para cada ano: pontos positivos, negativos, o que
deixou de ser contemplado, viabilidade prática.
Após a leitura do documento percebi que
alguns conteúdos do ano letivo anterior foram inseridos também para o seguinte
ano de ensino. Isto deu para perceber a intenção da educação em recuperar o
tempo perdido, e não deixar os alunos sem os conteúdos que tinham que ter
estudado no ano de 2020 e foi impedido pela pandemia do novo coronavirus.
Acredito que trabalhar remotamente os
conteúdos selecionados seja possível, mesmo cada um deles sendo um desafio para
o ensino remoto neste tempo de adaptações. Penso que um novo conteúdo poderia
ser abordado mais especificamente, a de Preservação e Ambiental, é um bom
momento para trabalhar esse tema, e vai ser possível trabalhar de forma remota.
Embora acredite que os conteúdos que foram
selecionados não sejam suficientes, não posso exigir mais a conta do momento
que o Brasil e o mundo inteiro está enfrentando, mais sim podemos exigir
recursos de nossos governantes para a melhor adaptação da educação à situação
atual, assegurando a todos o acesso ao processo de ensino-aprendizagem.
Parabéns Hermelinda! Você está evoluindo cada vez mais, continue!
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