INSTITUTO
FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO
RIO GRANDE DO SUL
Campus
Vacaria
Licenciatura
em Ciências Biológicas
Programa Institucional
de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Nome
do bolsista: Hermelinda Acuña Duarte.
Tema
da atividade: Resenha sobre o artigo: Parecer Analítico sobre a BNCC- Ciências
da Natureza.
Data
de entrega: 18/05/2021
Resenha
sobre do artigo: Parecer Analítico sobre a BNCC- Ciências da Natureza.
O artigo Parecer
Analítico sobre a BNCC-Ciências da Natureza, elaborado por Jorge Megid Neto,
traz uma análise sobre a elaboração e organização da Base Nacional Comum
Curricular em relação a Ciências da Natureza. O autor faz várias críticas em
relação a sua organização, mencionando primeiramente o objetivo do “letramento
científico” estabelecido na BNCC, que desde o seu pensamento não é bem
elaborado e bastante limitado. Segundo o autor, este tema está com sentido
pouco claro, fazendo referência de que a centração do letramento científico no
documento é bastante conteudista e limitada
apenas nas teorias da ciência, e não envolve nada que tenha a ver com a
compreensão, interpretação e transformação do mundo, pois o letramento
cientifico deve colaborar na formação de um cidadão reflexivo, crítico,
solidário e transformador.
O autor também critica
que não há gradação e aprofundamento do ensino. Segundo ele os conteúdos não
estão organizados para uma aprendizagem progressiva, como está indicada no documento,
e sim de forma parcial.
Ele também fala sobre a
adequação dos conteúdos para cada faixa etária, segundo ele a maioria dos conteúdos
são adequados para o ano de ensino selecionado, só que alguns assuntos são antecipados,
desnecessários ou até mesmo não deveriam de ser trabalhados no ensino
fundamental.
Outra observação do
autor foi sobre a abordagem de temas ambientais, ele diz que é notável a
intenção de trabalhar assuntos relacionados ao ambiente nos vários anos do
ensino fundamental, só que encontra a falta de abordar esses assuntos de forma
interdisciplinar, coletivo e solidário no tratamento e busca de soluções a
problemas ambientais.
No artigo também é
mencionado sobre as tecnologias, que devem ser trabalhadas junto com ciência e
sociedade de forma mais frequente ao longo do ensino fundamental. Ele também
fala de que se tem que estimular o estudo progressivo do desenvolvimento histórico
dos conceitos da ciência da natureza.
Após analisar este
artigo não posso deixar de observar e concordar com algumas das observações e
críticas realizadas pelo autor. Concordo principalmente com sua crítica em
relação ao ensino muito conteudista, e o sentido pouco claro do objetivo do
letramento científico e a falta de foco em formar cidadãos transformadores do
mundo, capazes de refletir e criticar as ações humanas.
Mas nem em tudo
concordo. Discordo dele no sentido de ele mencionar que a educação sobre o
ambiente está sendo um tema abordado em todos os anos do ensino fundamental de
forma adequada, pois desde meu ponto de vista essa temática não é bem
trabalhada, de modo que os alunos estão sendo ensinados apenas como tem que ser
cuidado do meio ambiente e a sustentabilidade, não digo que isso não seja
importante, pelo contrário, acredito que tem grande relevância ensinar essas
questões aos educandos, mas não pode-se
negar que se exclui o ensinar aos alunos a pensar, criticar e atuar sobre ações
humanas e analisar quem são os verdadeiros destruidores do meio ambiente.
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