terça-feira, 18 de maio de 2021

Resenha sobre o artigo: Parecer analítico sobre a BNCC-Ciências da Natureza.

 




INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Hermelinda Acuña Duarte.

Tema da atividade: Resenha sobre o artigo: Parecer Analítico sobre a BNCC- Ciências da Natureza.

Data de entrega: 18/05/2021

                                                              

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Resenha sobre do artigo: Parecer Analítico sobre a BNCC- Ciências da Natureza.

O artigo Parecer Analítico sobre a BNCC-Ciências da Natureza, elaborado por Jorge Megid Neto, traz uma análise sobre a elaboração e organização da Base Nacional Comum Curricular em relação a Ciências da Natureza. O autor faz várias críticas em relação a sua organização, mencionando primeiramente o objetivo do “letramento científico” estabelecido na BNCC, que desde o seu pensamento não é bem elaborado e bastante limitado. Segundo o autor, este tema está com sentido pouco claro, fazendo referência de que a centração do letramento científico no documento é bastante conteudista e limitada  apenas nas teorias da ciência, e não envolve nada que tenha a ver com a compreensão, interpretação e transformação do mundo, pois o letramento cientifico deve colaborar na formação de um cidadão reflexivo, crítico, solidário e transformador.

O autor também critica que não há gradação e aprofundamento do ensino. Segundo ele os conteúdos não estão organizados para uma aprendizagem progressiva, como está indicada no documento, e sim de forma parcial.

Ele também fala sobre a adequação dos conteúdos para cada faixa etária, segundo ele a maioria dos conteúdos são adequados para o ano de ensino selecionado, só que alguns assuntos são antecipados, desnecessários ou até mesmo não deveriam de ser trabalhados no ensino fundamental.

Outra observação do autor foi sobre a abordagem de temas ambientais, ele diz que é notável a intenção de trabalhar assuntos relacionados ao ambiente nos vários anos do ensino fundamental, só que encontra a falta de abordar esses assuntos de forma interdisciplinar, coletivo e solidário no tratamento e busca de soluções a problemas ambientais.

No artigo também é mencionado sobre as tecnologias, que devem ser trabalhadas junto com ciência e sociedade de forma mais frequente ao longo do ensino fundamental. Ele também fala de que se tem que estimular o estudo progressivo do desenvolvimento histórico dos conceitos da ciência da natureza.

Após analisar este artigo não posso deixar de observar e concordar com algumas das observações e críticas realizadas pelo autor. Concordo principalmente com sua crítica em relação ao ensino muito conteudista, e o sentido pouco claro do objetivo do letramento científico e a falta de foco em formar cidadãos transformadores do mundo, capazes de refletir e criticar as ações humanas.

Mas nem em tudo concordo. Discordo dele no sentido de ele mencionar que a educação sobre o ambiente está sendo um tema abordado em todos os anos do ensino fundamental de forma adequada, pois desde meu ponto de vista essa temática não é bem trabalhada, de modo que os alunos estão sendo ensinados apenas como tem que ser cuidado do meio ambiente e a sustentabilidade, não digo que isso não seja importante, pelo contrário, acredito que tem grande relevância ensinar essas questões aos educandos,  mas não pode-se negar que se exclui o ensinar aos alunos a pensar, criticar e atuar sobre ações humanas e analisar quem são os verdadeiros destruidores do meio ambiente. 

 

 

 

 

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