terça-feira, 23 de março de 2021

ATIVIDADE SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS ESCOLAS.




INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

 

DO RIO GRANDE DO SUL

 

Campus Vacaria

 

 em Ciências Biológicas

 

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Hermelinda Acuña Duarte.

 

 

Tema da atividade: O uso das tecnologias nas escolas.

 

 

Data de entrega: 23/03/2021

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Artigo 1: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI.

QUESTÕES

1.      Explique o conceito de Educomunicação.

A Educomunicão é a incorporação dos recursos tecnológicos para o processo ensino-aprendizagem, que oferecem diversidade de informações e formas de comunicação para serem utilizadas de forma positiva no ambiente escolar e melhorar as formas de ensino-aprendizagem.

 

2.      Por que devemos utilizar as mídias digitais em educação? Quais são as principais vantagens?

 mídia digital que você tem, pois disponibilizamos mais recursos didáticos para a sala de aula, pois alguns serão capazes de manipular esses recursos de forma positiva em busca de informação e comunicação, isso te motiva a continuar buscando mais conhecimento e também ajuda para a inclusão social.

As principais vantagens do uso das mídias digitais em sala de aula são: a facilidade de encontrar informações, a variedade de possibilidades de proporcionar um processo de aprendizagem interativo/construtivo, contribui para autonomia intelectual do aluno para buscar respostas às suas dúvidas.

 

3.      O artigo menciona alguma desvantagem de usar as mídias digitais na educação? Se sim, quais?

Sim. No artigo é mencionado a falta de oportunidades para todos para o acesso às tecnologias digitais e a internet.

 

4.      Segundo o artigo, quais os maiores desafios para a utilização das tecnologias na educação?

No artigo fala-se da dificuldade para a utilização das tecnologias, pelo pouco conhecimento e treinamento sobre as mesmas. Isto significa que nem mesmo os professores sabem de que forma manipular os recursos tecnológicos disponíveis.

5.      Contextualize a expressão “nativos digitais”, e correlacione com sua futura/atual atuação como professor.

Os nativos digitais, segundo o artigo são aquelas pessoas que nasceram já na época tecnológica, e que de alguma forma tem uma maior facilidade para a manipulação dos recursos digitais, dessa forma fazendo maior aproveitamento deles.

Como futura docente precisarei de capacitação para a melhor utilização das tecnologias, com o objetivo de enriquecer minhas aulas, e proporcionar para o alunado mais ferramentas para a busca de conhecimento e dessa forma colaborar com a sua autonomia intelectual.

   6Qual sua opinião sobre a utilização das tecnologias digitais na escola? Aponte vantagens, desvantagens e dificuldades, e como você utilizaria estes recursos em sua prática pedagógica.

As tecnologias digitais ocupam um papel importante e ativo nas nossas vidas, dessa forma opino que a incorporação das ferramentas tecnológicas nas escolas é de suma importância para manter o alunado ativo com o mundo atual. Uma das vantagens das tecnologias é que elas proporcionam milhares de formas para ensinar e aprender, e faz com que o aluno tenha papel ativo na sua aprendizagem na hora de buscar informações. A desvantagem é que nem todos conseguem ter acesso as ferramentas tecnológicas, e muitos também não sabem como utilizar estes recursos.

Como docente ocuparia as ferramentas tecnológicas frequentemente em sala de aula, pois ele oferece tantas formas de ensinar e aprender, que acredito que que as minhas aulas serão mais dinâmicas e interessantes.


Artigo 2: Vantagens, dificuldades e reflexos, dos dispositivos móveis na educação.

QUESTÕES

1.De acordo com o artigo, como a utilização das TDICs podem aumentar o interesse dos estudantes pela escola?

Os alunos tem maior interesse, pois eles tem familiaridade com estas ferramentas tecnológicas e os utilizam frequentemente, tornando-os mais ativos com a sua própria aprendizagem.

2. Explique o que são metodologias ativas.

Nas metodologias ativas o aluno tem papel ativo na construção dos seus conhecimentos, pois ele tem maior participação na hora do processo de aprendizagem, e na hora de buscar informações, e não atua apenas como um receptor na sala de aula.

 3. Explique o que é gamificação.

É a adoção de sistemas de jogos e adaptar os conteúdos com os mesmos criando estratégias que possam ser utilizados em sala de aula para oferecer aos educandos uma forma de aprendizagem mais divertida e participativa. Esta forma de ensino incentiva aos alunos a aprenderem, pois a aula torna-se mais dinâmica e ativo.

4. Quais são os pontos favoráveis apresentados no artigo pela utilização de dispositivos móveis em sala de aula?

Os pontos favoráveis citados no artigo sobre o uso dos dispositivos móveis são que com eles se tem acesso a infinidades de informações, e graças a isso podem ser ligados informações e conhecimentos, pois o aluno com os conhecimentos que já tem pode pesquisar mais informações para enriquecer sua aprendizagem. Além disso, utilizando os dispositivos os membros do processo ensino-aprendizagem tem a oportunidade de coletar milhares de saberes, registrá-los, compará-los e ter acesso a eles sempre que quiserem.  

 5. Qual a sua opinião sobre a utilização dos celulares em sala de aula? Aponte vantagens, desvantagens e desafios.

Na minha opinião o uso dos celulares em sala de aula pode ser muito favorável para a aprendizagem, sempre e quando eles sejam utilizados de forma adequada. Uma das vantagens que pode trazer o uso de celulares em sala de aula é que para qualquer atividade os alunos podem pesquisar informações e compartilhá-los no mesmo momento e fazer uso das mesmas para ampliar seus saberes. Mas nem tudo é vantajoso, pois a maioria utiliza os celulares em sala de aula para entrar e estar conectados em suas redes sociais, motivo pelo qual muitas vezes nem prestam atenção na aula.

Um desafio para as escolas com o uso dos celulares em sala de aula é conscientizar e incentivar aos alunos a ocuparem os celulares em classe apenas para pesquisar informações relacionadas a aula que está sendo ministrada, deixar para se conectar nas redes sociais fora da hora de aula.

 

Referências:

-BITTENCOURT, ALBINO João Pedro, Priscilla Aparecida Santana. O Uso Das Tecnologias Digitais Na Educação do Século XXI. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v.12,n.1,p.205-214.2017.

-ALMEIDA, Felipe Gustavo Vieira de et al. INFORMÁTICA EM EDUCAÇÃO: teoria y prática. Vantagens, Dificuldades e Reflexos dos Dispositivos Móveis na Educação. Porto Alegre, v.23, n.2, maio./ago. 2020


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resumo do encontro do PIBID do dia 01/12/2021

  Resumo do encontro do PIBID.     No dia 01/12/2021 realizou-se mais um encontro online dos pibidianos do IFRS dos diferentes campus do Est...