INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO
RIO GRANDE DO SUL
Campus
Vacaria
em Ciências Biológicas
Programa Institucional
de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Nome
do bolsista: Hermelinda Acuña Duarte.
Tema
da atividade: O uso das tecnologias nas escolas.
Data
de entrega: 23/03/2021
Artigo
1: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI.
QUESTÕES
1.
Explique
o conceito de Educomunicação.
A Educomunicão é a incorporação dos
recursos tecnológicos para o processo ensino-aprendizagem, que oferecem
diversidade de informações e formas de comunicação para serem utilizadas de
forma positiva no ambiente escolar e melhorar as formas de ensino-aprendizagem.
2. Por que devemos utilizar as mídias digitais em educação? Quais são as principais vantagens?
mídia digital que você tem, pois disponibilizamos mais recursos didáticos para a sala de aula, pois alguns serão capazes de manipular esses recursos de forma positiva em busca de informação e comunicação, isso te motiva a continuar buscando mais conhecimento e também ajuda para a inclusão social.
As principais vantagens do uso das mídias
digitais em sala de aula são: a facilidade de encontrar informações, a
variedade de possibilidades de proporcionar um processo de aprendizagem
interativo/construtivo, contribui para autonomia intelectual do aluno para
buscar respostas às suas dúvidas.
3.
O
artigo menciona alguma desvantagem de usar as mídias digitais na educação? Se
sim, quais?
Sim. No artigo é mencionado a falta de
oportunidades para todos para o acesso às tecnologias digitais e a internet.
4.
Segundo
o artigo, quais os maiores desafios para a utilização das tecnologias na
educação?
No artigo fala-se da dificuldade para a
utilização das tecnologias, pelo pouco conhecimento e treinamento sobre as
mesmas. Isto significa que nem mesmo os professores sabem de que forma
manipular os recursos tecnológicos disponíveis.
5. Contextualize a expressão “nativos digitais”, e correlacione com sua futura/atual atuação como professor.
Os nativos digitais, segundo o artigo são aquelas pessoas que nasceram já na época tecnológica, e que de alguma forma tem uma maior facilidade para a manipulação dos recursos digitais, dessa forma fazendo maior aproveitamento deles.
Como futura docente precisarei de
capacitação para a melhor utilização das tecnologias, com o objetivo de
enriquecer minhas aulas, e proporcionar para o alunado mais ferramentas para a
busca de conhecimento e dessa forma colaborar com a sua autonomia intelectual.
6Qual
sua opinião sobre a utilização das tecnologias digitais na escola? Aponte
vantagens, desvantagens e dificuldades, e como você utilizaria estes recursos
em sua prática pedagógica.
As tecnologias digitais ocupam um papel
importante e ativo nas nossas vidas, dessa forma opino que a incorporação das
ferramentas tecnológicas nas escolas é de suma importância para manter o
alunado ativo com o mundo atual. Uma das vantagens das tecnologias é que elas
proporcionam milhares de formas para ensinar e aprender, e faz com que o aluno
tenha papel ativo na sua aprendizagem na hora de buscar informações. A
desvantagem é que nem todos conseguem ter acesso as ferramentas tecnológicas, e
muitos também não sabem como utilizar estes recursos.
Como docente ocuparia as ferramentas
tecnológicas frequentemente em sala de aula, pois ele oferece tantas formas de
ensinar e aprender, que acredito que que as minhas aulas serão mais dinâmicas e
interessantes.
Artigo 2: Vantagens, dificuldades e reflexos, dos dispositivos móveis na educação.
QUESTÕES
1.De
acordo com o artigo, como a utilização das TDICs podem aumentar o interesse dos
estudantes pela escola?
Os alunos tem maior
interesse, pois eles tem familiaridade com estas ferramentas tecnológicas e os
utilizam frequentemente, tornando-os mais ativos com a sua própria
aprendizagem.
2.
Explique o que são metodologias ativas.
Nas metodologias ativas
o aluno tem papel ativo na construção dos seus conhecimentos, pois ele tem
maior participação na hora do processo de aprendizagem, e na hora de buscar
informações, e não atua apenas como um receptor na sala de aula.
3.
Explique o que é gamificação.
É a adoção de sistemas
de jogos e adaptar os conteúdos com os mesmos criando estratégias que possam
ser utilizados em sala de aula para oferecer aos educandos uma forma de
aprendizagem mais divertida e participativa. Esta forma de ensino incentiva aos
alunos a aprenderem, pois a aula torna-se mais dinâmica e ativo.
4.
Quais são os pontos favoráveis apresentados no artigo pela utilização de
dispositivos móveis em sala de aula?
Os pontos favoráveis
citados no artigo sobre o uso dos dispositivos móveis são que com eles se tem
acesso a infinidades de informações, e graças a isso podem ser ligados
informações e conhecimentos, pois o aluno com os conhecimentos que já tem pode
pesquisar mais informações para enriquecer sua aprendizagem. Além disso,
utilizando os dispositivos os membros do processo ensino-aprendizagem tem a
oportunidade de coletar milhares de saberes, registrá-los, compará-los e ter
acesso a eles sempre que quiserem.
5. Qual
a sua opinião sobre a utilização dos celulares em sala de aula? Aponte
vantagens, desvantagens e desafios.
Na minha opinião o uso
dos celulares em sala de aula pode ser muito favorável para a aprendizagem,
sempre e quando eles sejam utilizados de forma adequada. Uma das vantagens que
pode trazer o uso de celulares em sala de aula é que para qualquer atividade os
alunos podem pesquisar informações e compartilhá-los no mesmo momento e fazer
uso das mesmas para ampliar seus saberes. Mas nem tudo é vantajoso, pois a
maioria utiliza os celulares em sala de aula para entrar e estar conectados em
suas redes sociais, motivo pelo qual muitas vezes nem prestam atenção na aula.
Um desafio para as
escolas com o uso dos celulares em sala de aula é conscientizar e incentivar
aos alunos a ocuparem os celulares em classe apenas para pesquisar informações
relacionadas a aula que está sendo ministrada, deixar para se conectar nas
redes sociais fora da hora de aula.
Referências:
-BITTENCOURT, ALBINO João Pedro, Priscilla
Aparecida Santana. O Uso Das Tecnologias Digitais Na Educação do Século XXI.
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v.12,n.1,p.205-214.2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário