terça-feira, 16 de março de 2021

PROPOSTA DE ATIVIDADE SOBRE O EIXO TERRA E UNIVERSO

                 


 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Hermelinda Acuña Duarte.

Tema da atividade: Proposta de atividade do eixo Terra e Universo para a Feira de Ciências

Data de entrega: 16/03/2021






MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Campus Vacaria

 

 

PROPOSTA DE ATIVIDADE

 

Instituição de ensino: Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul., IFRS.

Componente curricular: Clima.

Ano: 8 ano.

Professore(a)s/Acadêmico(a)s: Hermelinda Acuña Duarte

 

Assunto: Eixo Terra e Universo, Clima, 8 ano.

 

Objetivo(s):

-Identificar os tipos do clima.

-Reconhecer os fatores que provocam as mudanças climáticas.

-Identificar o por que o clima muda de uma região para a outra.

-Conscientização em relação as consequências das mudanças climáticas.

 

Conteúdo(s):

(EF08CI14) Relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.

 

 

 

Metodologia:

Na primeira aula, que terá uma duração de 50 minutos, faremos pesquisas bibliográficas sobre o clima mundial e local com os alunos. Para a revisão bibliográfica dedicaremos 25 minutos. Depois usaremos 15 minutos para uma breve discussão sobre os assuntos estudados, após a discussão os alunos terão 10 minutos para responder 5 questões que serão:

-Quais são os tipos de climas existentes?

-Que tipo é o clima de Vacaria?

-Quais são as características do clima de Vacaria?

-Porque os climas são diferentes em cada estação do ano?

-Nos últimos anos, você notou um desequilíbrio nos climas de cada estação?

Na segunda aula que também irá ter uma duração de 50 minutos, os alunos assistirão um breve documentário sobre as mudanças climáticas com o nome: Um planeta a beira do Colapso, esta atividade terá a duração de 26 minutos.  Após esta atividade iremos analisar as principais causas e as consequências das mudanças climáticas, para esta atividade dedicaremos 15 minutos de tempo. Através dessa análise os alunos serão separados em grupos de 3 integrantes e terão que escrever o posicionamento deles em relação ao tema e apresentar uma possível proposta de intervenção. Para esta atividade dedicaremos 10 minutos.

Na terceira aula de 50 minutos também os grupos irão apresentar um trabalho com slides que tratem das causas das mudanças climáticas de origem naturais e antrópicas, as consequências das mudanças climáticas, as consequências das mudanças para os seres vivos e, as possíveis soluções para as mudanças climáticas e para os impactos ambientais. Cada grupo terá de 10 a 15 minutos para apresentação do seu trabalho.

Após os alunos adquirirem os conhecimentos necessários, eles poderão utilizá-los para a feira de ciências, apresentando através de cartazes os tipos de clima que existem, qual é o clima local. Em outro cartaz eles podem escrever sobre as mudanças climáticas e explicar isso para o público. Quais são as causas, consequências e como poderia ser solucionado essa questão.

 

 

 

 

Tempo da aula: 150 minutos, divididos em 3 períodos de 50 minutos cada.

 

Avaliação: Os alunos serão avaliados em relação a sua participação, seu envolvimento na aula, seus argumentos na discussão realizada, seu posicionamento diante o tema, a produção dos seus slides e o manejo do tema na hora da apresentação. Também será avaliado o comportamento ético dos alunos em relação ao posicionamento e pensamento dos colegas.

 

Tarefa: Cada grupo de 3 integrantes terão que trazer uma proposta para conscientização da cidadania em relação as mudanças climáticas, incentivando as pessoas que com pequenas ações podem fazer grandes diferenças.

 

Referências:

-BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília,2018

-Mudanças Climáticas. Escola Kids: disponível em:   https://escolakids.uol.com.br/geografia/mudancas-climaticas.htm

- You Tube. Um planeta a beira do colapso. DW Brasil, 2019, disponível em: https://youtu.be/02DrEkYfOxM

 

 

 

                                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resumo do encontro do PIBID do dia 01/12/2021

  Resumo do encontro do PIBID.     No dia 01/12/2021 realizou-se mais um encontro online dos pibidianos do IFRS dos diferentes campus do Est...