DO RIO GRANDE DO SUL
Campus
Vacaria
Licenciatura em
Ciências Biológicas
Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Nome
do bolsista: Hermelinda Acuña Duarte.
Tema
da atividade: Proposta de atividade do eixo Terra e Universo para a Feira de
Ciências
Data
de entrega: 16/03/2021
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Secretaria de Educação
Profissional e Tecnológica
Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Campus Vacaria
PROPOSTA DE ATIVIDADE
Instituição de ensino:
Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul.,
IFRS.
Componente curricular: Clima.
Ano: 8 ano.
Professore(a)s/Acadêmico(a)s:
Hermelinda Acuña Duarte
Assunto: Eixo Terra e
Universo, Clima, 8 ano. |
Objetivo(s): -Identificar os tipos do
clima. -Reconhecer os fatores que
provocam as mudanças climáticas. -Identificar o por que o
clima muda de uma região para a outra. -Conscientização em relação
as consequências das mudanças climáticas. |
Conteúdo(s): (EF08CI14) Relacionar climas regionais aos
padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual
causado pela forma e pelos movimentos da Terra. |
Metodologia: Na primeira aula, que terá
uma duração de 50 minutos, faremos pesquisas bibliográficas sobre o clima
mundial e local com os alunos. Para a revisão bibliográfica dedicaremos 25
minutos. Depois usaremos 15 minutos para uma breve discussão sobre os
assuntos estudados, após a discussão os alunos terão 10 minutos para
responder 5 questões que serão: -Quais são os tipos de
climas existentes? -Que tipo é o clima de
Vacaria? -Quais são as
características do clima de Vacaria? -Porque os climas são
diferentes em cada estação do ano? -Nos últimos anos, você
notou um desequilíbrio nos climas de cada estação? Na segunda aula que também
irá ter uma duração de 50 minutos, os alunos assistirão um breve documentário
sobre as mudanças climáticas com o nome: Um planeta a beira do Colapso, esta
atividade terá a duração de 26 minutos.
Após esta atividade iremos analisar as principais causas e as
consequências das mudanças climáticas, para esta atividade dedicaremos 15
minutos de tempo. Através dessa análise os alunos serão separados em grupos
de 3 integrantes e terão que escrever o posicionamento deles em relação ao
tema e apresentar uma possível proposta de intervenção. Para esta atividade
dedicaremos 10 minutos. Na terceira aula de 50
minutos também os grupos irão apresentar um trabalho com slides que tratem
das causas das mudanças climáticas de origem naturais e antrópicas, as
consequências das mudanças climáticas, as consequências das mudanças para os
seres vivos e, as possíveis soluções para as mudanças climáticas e para os
impactos ambientais. Cada grupo terá de 10 a 15 minutos para apresentação do
seu trabalho. Após os alunos adquirirem os
conhecimentos necessários, eles poderão utilizá-los para a feira de ciências,
apresentando através de cartazes os tipos de clima que existem, qual é o
clima local. Em outro cartaz eles podem escrever sobre as mudanças climáticas
e explicar isso para o público. Quais são as causas, consequências e como
poderia ser solucionado essa questão. |
Tempo da aula: 150 minutos,
divididos em 3 períodos de 50 minutos cada. |
Avaliação: Os alunos serão
avaliados em relação a sua participação, seu envolvimento na aula, seus
argumentos na discussão realizada, seu posicionamento diante o tema, a
produção dos seus slides e o manejo do tema na hora da apresentação. Também
será avaliado o comportamento ético dos alunos em relação ao posicionamento e
pensamento dos colegas. |
Tarefa: Cada grupo de 3
integrantes terão que trazer uma proposta para conscientização da cidadania em relação
as mudanças climáticas, incentivando as pessoas que com pequenas ações podem
fazer grandes diferenças. |
Referências: -BRASIL. Ministério da
Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília,2018 -Mudanças Climáticas. Escola
Kids: disponível em: https://escolakids.uol.com.br/geografia/mudancas-climaticas.htm - You Tube. Um planeta a
beira do colapso. DW Brasil, 2019, disponível em: https://youtu.be/02DrEkYfOxM |
Nenhum comentário:
Postar um comentário