INSTITUTO FEDERAL DE
EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO RIO GRANDE DO SUL
Campus Vacaria
Licenciatura em
Ciências Biológicas
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Nome do bolsista:
Hermelinda Acuña Duarte.
Tema da atividade:
Proposta de atividade do eixo Terra e Universo para a Feira de Ciências
Data de entrega:
16/03/2021
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do
Sul
Campus Vacaria
PROPOSTA
DE ATIVIDADE
Instituição de ensino: INSTITUTO FEDERALDE EDUCAÇÃO,
CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DO RIO GRANDE DO SUL, IFRS.
Componente curricular: Clima
Ano: 8 ano
Professore(a)s/Acadêmico(a)s: Hermelinda Acuña Duarte.
Assunto: Clima |
Objetivo(s): -Identificar
os tipos do clima. -Reconhecer
os fatores que provocam as mudanças climáticas. -Identificar
o por que o clima muda de uma região para a outra. -Conscientização em
relação as consequências das mudanças climáticas. |
Habilidade(s)
da BNCC:
(EF08CI14) Relacionar
climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao
aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra. |
Conteúdo(s):
-Tipos
de clima -Mudanças
climáticas. -Climas
de diferentes regiões |
Metodologia:
Na
primeira aula, que terá uma duração de 50 minutos, faremos pesquisas
bibliográficas sobre o clima mundial e local com os alunos. Para a revisão
bibliográfica dedicaremos 25 minutos. Depois usaremos 15 minutos para uma
breve discussão sobre os assuntos estudados. Após a discussão os alunos terão
10 minutos para responder 5 questões que serão: -Quais
são os tipos de climas existentes? -Que
tipo é o clima de Vacaria? -Quais
são as características do clima de Vacaria? -Porque
os climas são diferentes em cada estação do ano? -Nos
últimos anos, você notou um desequilíbrio nos climas de cada estação? Na
segunda aula, que também irá ter uma duração de 50 minutos, os alunos
assistirão um breve documentário sobre as mudanças climáticas com o nome: Um
planeta a beira do Colapso. Esta atividade terá a duração de 26
minutos. Após esta atividade iremos
analisar as principais causas e as consequências das mudanças climáticas, e para
esta atividade dedicaremos 15 minutos de tempo. Após dessa análise os alunos
serão separados em grupos de 3 integrantes e terão que escrever o
posicionamento deles em relação ao tema e apresentar uma possível proposta de
intervenção. Para esta atividade dedicaremos 10 minutos. Já
na terceira aula de 50 minutos, os alunos terão que montar um pluviômetro (mede
o volume da chuva), barômetro (mede a pressão do ar), Catavento (aponta a
direção do vento), anemômetro (mede a velocidade do vento). As instruções
para elaboração de cada instrumento estão no ANEXO 1. Com estes materiais eles irão monitorar as
condições atmosféricas de cada dia e fazer anotações. Cada grupo vai escolher
um lugar que fique mais perto e mais acessível para eles, podendo fazer o
monitoramento em um local na escola, se assim preferirem. Concluído os sete
dias, os grupos vão trazer para apresentar na aula o processo do
monitoramento que realizaram e os resultados, e com base nisso vão fazer uma
previsão do tempo no próximo dia. Após
ao alunos adquirirem suficientes conhecimentos sobre o clima e as mudanças
climáticas, eles poderão apresentar esse tema em feira de ciências, fazendo
cartazes e explicando para o público. Também poderão apresentar os materiais
feitos para o experimento da previsão do tempo. |
Tempo
da aula:150 minutos divididos em três periódos |
Avaliação:
Os alunos serão avaliados em relação a sua
participação, seu envolvimento na aula, seus argumentos na discussão
realizada, seu posicionamento diante o tema, a produção dos seus slides e o
manejo do tema na hora da apresentação. Também será avaliado o comportamento
ético dos alunos em relação ao posicionamento e pensamento dos colegas |
Tarefa:
Como tarefa cada grupo de três alunos realizará um vídeo passando a previsão
do tempo do próximo dia, com base no experimento que fizeram. Deverão passar uma
mensagem de conscientização para a cidadania em relação às mudanças
climáticas, incentivando-os a mudar pequenos hábitos para fazer grandes
diferenças. |
Referências:-BRASIL.
Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília,2018 -Construa a sua
Própria Estação Meteorológica, disponível em: https://aulanapratica.files.wordpress.com/2015/07/construa-sua-prc3b3pria-estac3a7c3a3o-metereolc3b3gica-blog-1.pdf.
Acesso em: 25/03/2021. -Mudanças Climáticas. Escola Kids: disponível
em: https://escolakids.uol.com.br/geografia/mudancas-climaticas.htm - You Tube. Um planeta a beira do colapso. DW
Brasil, 2019, disponível em: https://youtu.be/02DrEkYfOxM |
Anexos:
Barômetro – Mede a pressão do Ar Materiais Massa
de modelar Tesoura Cola branca Fita adesiva Régua Vidro de conserva com bocal
largo Canudo Balão tamanho grande Tira de cartolina de 10cmx25cm Elástico
atilho Procedimento 1.Corte
a parte estreita do balão. 2.Estique
o balão. Coloque-o no bocal do vidro e use um atilho para manter o balão
preso no bocal. 3.Coloque
um pouco de cola no centro da tampa de balão. Cole a ponta do canudo
horizontalmente no centro do balão. Deixe a maior parte do canudo fora da
tampa do balão. Esse é o seu ponteiro. 4.Enquanto
a cola seca, dobre a cartolina verticalmente ao meio e desenhe uma escala a
cada 0,5cm. EsĐreva ͞Pressão alta͟ no topo da esĐala e ͞Pressão ďaixa͟ na
ďase da esĐala. 5.Quando
a cola secar, coloque um pedaço de massa de modelar do tamanho de uma ervilha
na ponta do canudo apontando para a escala de cartolina, conforme mostra a
foto. 6.Cole
com fita adesiva a escala de cartolina para que ela fique fixa no local
escolhido. 7.Para medir, anote o
local na cartolina onde o canudo aponta. Catavento
– Aponta a direção do vento Materiais
Lápis
com borracha na ponta Fita Adesiva Alfinete Cartolina Tesoura Canudo Cola Procedimento 1.Use
tesouras para cortar uma ponta e uma cauda de cartolina. 2.Cole
com fita adesiva a ponta e a cauda no canudo. 3.Segure
o canudo com seus dedos para encontrar o ponto central onde ele fica
equilibrado. 4.Cuidadosamente
empurre um alfinete nesse centro do canudo e fixe o alfinete na borracha do
lápis conforme a figura. Certifiquese de que o catavento pode se mexer
livremente. Anemômetro
– Mede a velocidade do vento Materiais
Caneta 3 Palitos de dentes Fita adesiva Régua Retângulo de papelão de
15cmx20cm Procedimento
1.No
pedaço de papelão, desenhe uma escala em curva como mostra a foto. Marque de
1 a 10 em intervalos iguais. 2.Cuidadosamente,
use a caneta para fazer um pequeno furo onde o palito irá. Insira o palito no
furo. 3.Cole
com fita adesiva os palitos de dente de cada lado do palito atravessado, como
mostra a figura. 4.Para
medir a velocidade do vento, segure o anemômetro reto na direção do vento em
um local aberto. Pluviômetro – Mede o volume de
chuva Materiais
Pote
de plástico cilíndrico Funil Régua Fita Adesiva Cilindro Graduado Pode ser
feito de duas formas: Procedimento 1
1.Coloque
o cilindro graduado dentro da parte de baixo da garrafa cortada. 2.Posicione o funil no bocal e
prenda-o com fita adesiva no cilindro e na garrafa, como mostra a figura. Procedimento 2 1.Use
um pote de plástico ou vidro estreito e cilíndrico para coletar a chuva. 2.Cole
uma régua no interior do pote com fita adesiva |
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