sábado, 27 de março de 2021

PROPOSTA FINAL SOBRE ATIVIDADE DO EIXO TERRA E UNIVERSO.

 




INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Hermelinda Acuña Duarte.

 

Tema da atividade: Proposta de atividade do eixo Terra e Universo para a Feira de Ciências

 

Data de entrega: 16/03/2021

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Campus Vacaria

 

 

PROPOSTA DE ATIVIDADE

 

Instituição de ensino: INSTITUTO FEDERALDE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DO RIO GRANDE DO SUL, IFRS.

Componente curricular: Clima

Ano: 8 ano

Professore(a)s/Acadêmico(a)s: Hermelinda  Acuña Duarte.

 

Assunto: Clima

 

Objetivo(s):

-Identificar os tipos do clima.

-Reconhecer os fatores que provocam as mudanças climáticas.

-Identificar o por que o clima muda de uma região para a outra.

-Conscientização em relação as consequências das mudanças climáticas.

 

 

 

Habilidade(s) da BNCC:

(EF08CI14) Relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.

 

 

Conteúdo(s):

-Tipos de clima

-Mudanças climáticas.

-Climas de diferentes regiões

 

 

 

 

Metodologia:

Na primeira aula, que terá uma duração de 50 minutos, faremos pesquisas bibliográficas sobre o clima mundial e local com os alunos. Para a revisão bibliográfica dedicaremos 25 minutos. Depois usaremos 15 minutos para uma breve discussão sobre os assuntos estudados. Após a discussão os alunos terão 10 minutos para responder 5 questões que serão:

-Quais são os tipos de climas existentes?

-Que tipo é o clima de Vacaria?

-Quais são as características do clima de Vacaria?

-Porque os climas são diferentes em cada estação do ano?

-Nos últimos anos, você notou um desequilíbrio nos climas de cada estação?

Na segunda aula, que também irá ter uma duração de 50 minutos, os alunos assistirão um breve documentário sobre as mudanças climáticas com o nome: Um planeta a beira do Colapso. Esta atividade terá a duração de 26 minutos.  Após esta atividade iremos analisar as principais causas e as consequências das mudanças climáticas, e para esta atividade dedicaremos 15 minutos de tempo. Após dessa análise os alunos serão separados em grupos de 3 integrantes e terão que escrever o posicionamento deles em relação ao tema e apresentar uma possível proposta de intervenção. Para esta atividade dedicaremos 10 minutos.

Já na terceira aula de 50 minutos, os alunos terão que montar um pluviômetro (mede o volume da chuva), barômetro (mede a pressão do ar), Catavento (aponta a direção do vento), anemômetro (mede a velocidade do vento). As instruções para elaboração de cada instrumento estão no ANEXO 1.  Com estes materiais eles irão monitorar as condições atmosféricas de cada dia e fazer anotações. Cada grupo vai escolher um lugar que fique mais perto e mais acessível para eles, podendo fazer o monitoramento em um local na escola, se assim preferirem. Concluído os sete dias, os grupos vão trazer para apresentar na aula o processo do monitoramento que realizaram e os resultados, e com base nisso vão fazer uma previsão do tempo no próximo dia.

Após ao alunos adquirirem suficientes conhecimentos sobre o clima e as mudanças climáticas, eles poderão apresentar esse tema em feira de ciências, fazendo cartazes e explicando para o público. Também poderão apresentar os materiais feitos para o experimento da previsão do tempo.

 

 

 

 

 

 

 

Tempo da aula:150 minutos divididos em três periódos

Avaliação:

 Os alunos serão avaliados em relação a sua participação, seu envolvimento na aula, seus argumentos na discussão realizada, seu posicionamento diante o tema, a produção dos seus slides e o manejo do tema na hora da apresentação. Também será avaliado o comportamento ético dos alunos em relação ao posicionamento e pensamento dos colegas

 

 

Tarefa: Como tarefa cada grupo de três alunos realizará um vídeo passando a previsão do tempo do próximo dia, com base no experimento que fizeram. Deverão passar uma mensagem de conscientização para a cidadania em relação às mudanças climáticas, incentivando-os a mudar pequenos hábitos para fazer grandes diferenças.

 

 

Referências:-BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília,2018

-Construa a sua Própria Estação Meteorológica, disponível em: https://aulanapratica.files.wordpress.com/2015/07/construa-sua-prc3b3pria-estac3a7c3a3o-metereolc3b3gica-blog-1.pdf. Acesso em: 25/03/2021.

-Mudanças Climáticas. Escola Kids: disponível em:   https://escolakids.uol.com.br/geografia/mudancas-climaticas.htm

- You Tube. Um planeta a beira do colapso. DW Brasil, 2019, disponível em: https://youtu.be/02DrEkYfOxM

 

 

 

 

Anexos:

Barômetro – Mede a pressão do Ar

Materiais

Massa de modelar Tesoura Cola branca Fita adesiva Régua Vidro de conserva com bocal largo Canudo Balão tamanho grande Tira de cartolina de 10cmx25cm Elástico atilho

Procedimento

1.Corte a parte estreita do balão.

 2.Estique o balão. Coloque-o no bocal do vidro e use um atilho para manter o balão preso no bocal.

3.Coloque um pouco de cola no centro da tampa de balão. Cole a ponta do canudo horizontalmente no centro do balão. Deixe a maior parte do canudo fora da tampa do balão. Esse é o seu ponteiro.

4.Enquanto a cola seca, dobre a cartolina verticalmente ao meio e desenhe uma escala a cada 0,5cm. EsĐreva ͞Pressão alta͟ no topo da esĐala e ͞Pressão ďaixa͟ na ďase da esĐala.

5.Quando a cola secar, coloque um pedaço de massa de modelar do tamanho de uma ervilha na ponta do canudo apontando para a escala de cartolina, conforme mostra a foto.

6.Cole com fita adesiva a escala de cartolina para que ela fique fixa no local escolhido. 7.Para medir, anote o local na cartolina onde o canudo aponta.

CataventoAponta a direção do vento

Materiais

Lápis com borracha na ponta Fita Adesiva Alfinete Cartolina Tesoura Canudo Cola Procedimento

1.Use tesouras para cortar uma ponta e uma cauda de cartolina.

2.Cole com fita adesiva a ponta e a cauda no canudo.

3.Segure o canudo com seus dedos para encontrar o ponto central onde ele fica equilibrado.

 4.Cuidadosamente empurre um alfinete nesse centro do canudo e fixe o alfinete na borracha do lápis conforme a figura. Certifiquese de que o catavento pode se mexer livremente.

 Anemômetro – Mede a velocidade do vento

Materiais Caneta 3 Palitos de dentes Fita adesiva Régua Retângulo de papelão de 15cmx20cm

Procedimento

1.No pedaço de papelão, desenhe uma escala em curva como mostra a foto. Marque de 1 a 10 em intervalos iguais.

2.Cuidadosamente, use a caneta para fazer um pequeno furo onde o palito irá. Insira o palito no furo.

3.Cole com fita adesiva os palitos de dente de cada lado do palito atravessado, como mostra a figura.

4.Para medir a velocidade do vento, segure o anemômetro reto na direção do vento em um local aberto.

Pluviômetro – Mede o volume de chuva

Materiais

Pote de plástico cilíndrico Funil Régua Fita Adesiva Cilindro Graduado Pode ser feito de duas formas:

Procedimento 1

1.Coloque o cilindro graduado dentro da parte de baixo da garrafa cortada. 2.Posicione o funil no bocal e prenda-o com fita adesiva no cilindro e na garrafa, como mostra a figura.

 Procedimento 2

 1.Use um pote de plástico ou vidro estreito e cilíndrico para coletar a chuva.

2.Cole uma régua no interior do pote com fita adesiva

 

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