domingo, 14 de fevereiro de 2021

Eixo Vida e Evolução.

 



INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA


DO RIO GRANDE DO SUL

Vacaria Campus

Licenciatura em ciências biológicas

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Pibid / Capes-IFRS.

 

 

Nome do Bolsista: Hermelinda Acuña Duarte.

 

Tema de atividade: Resumo do Eixo Vida e Evolução para o Ensino Fundamental, série final.

 

Data de entrega: 14/02/2021

              Eixo Vida e Evolução para o Ensino Fundamental, Séries Finais.

  Analisamos o eixo de Vida e Evolução para cada grau  do ensino fundamental, assim percebe-se que os objetivos e o conteúdo propostas são diferentes para cada etapa, mas sempre interligados para a construção do conhecimento. No 6º ano o objetivo de conhecimento e célula como unidade de vida, Interação entre os sistemas locomotor e nervoso, Lentes corretivos. No 7 se tem o é  objetivo de conhecer a diversidade de ecossistemas, fenômenos naturais e impactos ambientais, programas e indicadores de saúde pública. N 8 o objetivo de conhecimento é sobre os mecanismos reprodutivos e sexualidade. Já no 9ᵒ o eixo tem por objetivo o estudo da hereditariedade, ideias evolucionistas e preservação da biodiversidade.

 Os conteúdos das propostas estão organizados de acordo com cada faixa etária do ensino fundamental, no entanto, podemos dizer que a sua organização e objetivo de conhecimento são adequados para cada ano de ensino, de forma que os conteúdos básicos são para o primeiro ano, e ao passar de cada etapa, passam a ser estudados conteúdos mais amplos, conhecendo em cada etapa ainda mais sobre um assunto, mesmo sendo estudado com outros termos.

  Com base no acima falado, podemos dizer que existe uma intenção de ter um ensino em espiral, pois os conteúdos de alguma forma estám interligados, dessa forma o aluno amplia seus conhecimento sobre os estudos. Como exemplo, podemos citar os mecanismos reprodutivos e a sexualidade proposto no 8 ano com hereditariedade, ideias evolutivas e preservação da biodiversidade proposto no 9 ano, esses dois conteúdos estão ligados, através disso o aluno vai enriquecendo seus conhecimentos, de modo a  não perder a conexão com conhecimentos adquiridos anteriormente.

  Através da análise realizada, podemos dizer que falta um conteúdo que trate da questão de gênero, que é um tema de grande importância, para que os alunos conheçam e entendam o corpo e seu comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resumo do encontro do PIBID do dia 01/12/2021

  Resumo do encontro do PIBID.     No dia 01/12/2021 realizou-se mais um encontro online dos pibidianos do IFRS dos diferentes campus do Est...