INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO RIO GRANDE DO SUL
Campus
Vacaria
Licenciatura em
Ciências Biológicas
Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Nome
do bolsista: Hermelinda Acuña Duarte.
Tema
da atividade: Proposta de atividade- Questões Socio científicas.
Data
de entrega: 23/02/2021
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande
do Sul
Campus Vacaria
PROPOSTA
DE ATIVIDADE – QUESTÕES SÓCIO CIENTÍFICAS
Componente Curricular:
Ciências |
Ano*[1]: 9ᵒ |
Unidade Temática*: Vida e Evolução |
Objeto de Conhecimento*: Preservação
da Biodiversidade. |
Habilidades*: (EF09CI11)
Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da
seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de
processo reprodutivo. (EF09CI12) Justificar a importância das unidades
de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional,
considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas
nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados. (EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de
problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações
de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas. |
Objetivos**: -Identificar fatores que prejudicam a preservação da Biodiversidade. -Avaliar as consequências que trazem a não preservação da
biodiversidade. -Reconhecer a importância de preservar a biodiversidade. -Desenvolver um posicionamento crítico sobre fatores que prejudicam a
preservação da biodiversidade. -Desenvolver estratégias que auxiliem para a preservação da biodiversidade. - Discutir em grupo, incentivando os participantes a dar opiniões e
conhecer pontos de vista de cada um deles. |
Tempo
da aula**: 85 minutos. |
Proposta
de Questão Sócio-Científica**: Desmatamento
e Biodiversidade. No ano 2000 na região sul do Paraguai havia um
território de mato com grande extensão, e que abrigava várias espécies de
animais e plantas. No ano 2002 pessoas que se dedicavam ao
agronegócio começaram a plantar soja perto da área do mato. Ao correr o tempo
eles iam desmatando aos poucos a área para aumentar a sua plantação e
produção, dessa forma iam cada vez mais diminuído o território do mato com o
desmatamento massivo provocando o desiquilíbrio total da biodiversidade que
se concentrava na área. O desmatamento provocou o encurralamento dos animais,
ficando sem um habitat para viver e se reproduzir, grande maioria morrendo e
os que sobrevivem migrando muitas vezes em lugares onde não conseguem chegar.
Além disso, provocou também a reprodução massiva de algumas espécies que
conseguiram se adaptar para viver na área que agora só tem hectares e
hectares de soja. Desse modo, perdeu-se totalmente a biodiversidade
que a floresta abrigava, onde uma vez podia apreciar-se árvores verdes
fornecendo frescura para nosso ambiente, hoje só tem monocultivo e
maquinarias contaminando nosso ar. Muitas pessoas manifestaram-se contra a ação do
agronegócio, para que órgãos correspondentes impedissem o desmatamento total
do mato, pois eles sabiam a sua importância para o ambiente e os animais.
Além disso, manifestaram-se contra o uso excessivo de agrotóxicos, pois
estava causando danos para a saúde humana, além de contaminar o solo e os
recursos hídricos. Aquelas pessoas não foram ouvidas e como resultado ficou a
perda total da biodiversidade e a contaminação do ambiente. Essas pessoas que se mobilizaram, hoje continuam
lutando contra o desmatamento de áreas de florestas, é uma luta contínua para
eles, se já perderam várias áreas, unem-se para a preservação dos que ainda
ficam. Dessa forma perceberam a importância de contar com instituições que fiscalizem
e protejam a natureza, essa união para uma batalha contínua vai devolvendo
para eles a esperança de preservar a natureza que ainda resta nas suas áreas. |
Metodologia**:
(Proposta de atividades a partir da QSC – escrever detalhadamente como a QSC
irá ser trabalhada em aula. Deverão ser elaboradas de 8 a 10 questões). Em
primeiro lugar apresentaremos o texto para a leitura, dedicaremos 15 minutos
para essa atividade. Após a
leitura do texto, se dará um tempo de 10 minutos para os alunos refletirem
sobre a leitura realizada. Em
seguida será aberto um debate para discussão da leitura realizada, com
duração de 30 minutos, onde todos os alunos terão que dar a sua opinião,
respeitando pontos de vista. Após o
debate será entregue 9 questões para resolução, onde os alunos terão 20
minutos para responderem as perguntas, e as questões serão: Questão 1: Porque
o desmatamento do mato trouxe prejuízos para a biodiversidade que a área
abrigava? Questão 2 A ação das pessoas que se dedicavam ao
agronegócio era errado ou não? Justifique. Questão 3 Quais
são as consequências que o desmatamento trouxe para os animais que habitavam
essa área? Questão 4 Quais
são as consequências que traz o uso excessivo de agrotóxico? Responda em
relação ao texto. Questão 5 Na
sua opinião, porque as pessoas que se manifestaram contra a ação do
agronegócio não foram ouvidas pelos órgãos correspondentes? Questão 6 Você
pensa que a ação dessas pessoas que se manifestaram foi correta ou não? Por
quê? Questão 7 Você
pensa que lutando juntos há esperança de preservarmos a Biodiversidade de
vários locais de floresta? Questão 8 Qual
é a importância de contarmos com instituições que fiscalizem e cuidem a
natureza? Questão 9 O
que aprendeu com essa leitura e as atividades realizadas? Após
a resolução das questões será perguntado para os alunos o que eles aprenderam
com a leitura e as atividades realizadas, referente a questão 9. Para esta atividade
dedicaremos 10 minutos. |
Avaliação**:
Os alunos serão avaliados de acordo com a sua
participação e comportamento em relação a opinião do outro. Também será
entregue uma atividade para resolver em casa, onde eles terão que trazer pelo
menos uma proposta de intervenção para prevenir o desmatamento. |
Referências: Brasil, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Questões sócio
científicas: fundamentos, proposta de ensino e perspectiva para ações socio
politicas/DÁLILA MELISSA CONRADO, NEI NUNES – NETO(ORG) – Salvador EDUFBA,
2018. 57°. |
Verbos
para serem utilizados nos objetivos:
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