terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Proposta de atividade de questões socio científicas.

 



INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Hermelinda Acuña Duarte.

 

Tema da atividade: Proposta de atividade- Questões Socio científicas.

 

Data de entrega: 23/02/2021

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Campus Vacaria

 

PROPOSTA DE ATIVIDADE – QUESTÕES SÓCIO CIENTÍFICAS

Componente Curricular: Ciências

Ano*[1]: 9ᵒ

Unidade Temática*: Vida e Evolução

Objeto de Conhecimento*: Preservação da Biodiversidade.

Habilidades*:

(EF09CI11) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.

(EF09CI12) Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados.

 (EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.

Objetivos**:

 -Identificar fatores que prejudicam a preservação da Biodiversidade.

-Avaliar as consequências que trazem a não preservação da biodiversidade.

-Reconhecer a importância de preservar a biodiversidade.

-Desenvolver um posicionamento crítico sobre fatores que prejudicam a preservação da biodiversidade.

-Desenvolver estratégias que auxiliem para a preservação da biodiversidade.

- Discutir em grupo, incentivando os participantes a dar opiniões e conhecer pontos de vista de cada um deles.

 

Tempo da aula**: 85 minutos.

Proposta de Questão Sócio-Científica**:  

                                   Desmatamento e Biodiversidade.

No ano 2000 na região sul do Paraguai havia um território de mato com grande extensão, e que abrigava várias espécies de animais e plantas.

No ano 2002 pessoas que se dedicavam ao agronegócio começaram a plantar soja perto da área do mato. Ao correr o tempo eles iam desmatando aos poucos a área para aumentar a sua plantação e produção, dessa forma iam cada vez mais diminuído o território do mato com o desmatamento massivo provocando o desiquilíbrio total da biodiversidade que se concentrava na área. O desmatamento provocou o encurralamento dos animais, ficando sem um habitat para viver e se reproduzir, grande maioria morrendo e os que sobrevivem migrando muitas vezes em lugares onde não conseguem chegar. Além disso, provocou também a reprodução massiva de algumas espécies que conseguiram se adaptar para viver na área que agora só tem hectares e hectares de soja.

Desse modo, perdeu-se totalmente a biodiversidade que a floresta abrigava, onde uma vez podia apreciar-se árvores verdes fornecendo frescura para nosso ambiente, hoje só tem monocultivo e maquinarias contaminando nosso ar.

Muitas pessoas manifestaram-se contra a ação do agronegócio, para que órgãos correspondentes impedissem o desmatamento total do mato, pois eles sabiam a sua importância para o ambiente e os animais. Além disso, manifestaram-se contra o uso excessivo de agrotóxicos, pois estava causando danos para a saúde humana, além de contaminar o solo e os recursos hídricos. Aquelas pessoas não foram ouvidas e como resultado ficou a perda total da biodiversidade e a contaminação do ambiente.

Essas pessoas que se mobilizaram, hoje continuam lutando contra o desmatamento de áreas de florestas, é uma luta contínua para eles, se já perderam várias áreas, unem-se para a preservação dos que ainda ficam. Dessa forma perceberam a importância de contar com instituições que fiscalizem e protejam a natureza, essa união para uma batalha contínua vai devolvendo para eles a esperança de preservar a natureza que ainda resta nas suas áreas.

 

 

 

Metodologia**: (Proposta de atividades a partir da QSC – escrever detalhadamente como a QSC irá ser trabalhada em aula. Deverão ser elaboradas de 8 a 10 questões).

Em primeiro lugar apresentaremos o texto para a leitura, dedicaremos 15 minutos para essa atividade.

Após a leitura do texto, se dará um tempo de 10 minutos para os alunos refletirem sobre a leitura realizada.

Em seguida será aberto um debate para discussão da leitura realizada, com duração de 30 minutos, onde todos os alunos terão que dar a sua opinião, respeitando pontos de vista.

Após o debate será entregue 9 questões para resolução, onde os alunos terão 20 minutos para responderem as perguntas, e as questões serão:

Questão 1:

Porque o desmatamento do mato trouxe prejuízos para a biodiversidade que a área abrigava?

Questão 2

 A ação das pessoas que se dedicavam ao agronegócio era errado ou não? Justifique.

Questão 3

Quais são as consequências que o desmatamento trouxe para os animais que habitavam essa área?

Questão 4

Quais são as consequências que traz o uso excessivo de agrotóxico? Responda em relação ao texto.

Questão 5

Na sua opinião, porque as pessoas que se manifestaram contra a ação do agronegócio não foram ouvidas pelos órgãos correspondentes?

Questão 6

Você pensa que a ação dessas pessoas que se manifestaram foi correta ou não? Por quê?

Questão 7

Você pensa que lutando juntos há esperança de preservarmos a Biodiversidade de vários locais de floresta?

Questão 8

Qual é a importância de contarmos com instituições que fiscalizem e cuidem a natureza?

Questão 9

O que aprendeu com essa leitura e as atividades realizadas?  

Após a resolução das questões será perguntado para os alunos o que eles aprenderam com a leitura e as atividades realizadas, referente a questão 9. Para esta atividade dedicaremos 10 minutos.

 

 

Avaliação**: Os alunos serão avaliados de acordo com a sua participação e comportamento em relação a opinião do outro. Também será entregue uma atividade para resolver em casa, onde eles terão que trazer pelo menos uma proposta de intervenção para prevenir o desmatamento.

 

 

Referências:  

Brasil, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.

Questões sócio científicas: fundamentos, proposta de ensino e perspectiva para ações socio politicas/DÁLILA MELISSA CONRADO, NEI NUNES – NETO(ORG) – Salvador EDUFBA, 2018. 57°.

 

 

 

Verbos para serem utilizados nos objetivos:



[1] * ; Informação retirada da BNCC

** : Elaborado pelo bolsista – observar exemplos/modelos.

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