quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

ROTEIRO SOBRE O ESTUDO DAS VACINAS CONTRA A COVID-19.

 




INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Vacaria Campus

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Valores Pibid Docência / Capes-IFRS

 

 

Nome do Bolsista: Hermelinda Acuña Duarte

 

 

 

Tema da Atividade: Vacinas contra Covid-19

 

 

 

Data de entrega: 01/06/21

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Roteiro dirigido do estudado das vacinados contra COVID-19

Participe do programa Roda Viva | A Corrida da Vacina | 14/12/2020

Link: https://www.youtube.com/watch?v=PejAXQyyCv0

Participe da Mesa Redonda "Vaccinia against COVID-19: do desenvolvimento à imunização"

Link: https://cfbio.gov.br/2020/12/18/vacinas-contra-covid-19-do-desenvolvimento-a-imunizacao-assista/

 

1)      Em relação às vacinas do RNAm:

 

a)   Quais são as principais vacinas?

A Vacina da Pfizer desenvolvida em parceria com a  biotecnológica BioNtech e a vacina do laboratório Moderna.

 

b)   Como elas funcionam no nosso organismo ?

O ARN através da vacina, transmite para as nossas células informações necessárias para que o nosso sistema imunológico possa produzir uma proteína do vírus, com isso o nosso sistema produz anticorpos que reconheçam o invasor e conseguem neutralizar o vírus. 

c)    Existe a possibilidade dessa vacina causar alterações no material genético? Por quê?

Não há Possibilidade dá vacina alterar o nosso DNA, porque o RNA quando entra nas células do nosso organismo fica apenas no citoplasma, dedicando-se a produzir a proteína do vírus através das informações que contem, o RNA não consegue chegar ao núcleo da nossa célula, onde esta localizado o DNA, por isso não pode causar alterações. 

        d)   Por que essa vacina precisa ser mantida em baixas temperaturas?

 

É necessário que essas vacinas sejam mantidas em baixas temperaturas porque o RNA é propenso a mudanças facilmente, tem curta duração dentro da célula, desintegra-se rapidamente, ainda mais na presença de outras proteínas imunológicas, daí a necessidade de baixas temperaturas para se manter a vacina estável por mais tempo.

2)      Em relação às vacinas que utilizam adenovirus:

a)      Quais são as principais vacinas?

A vacina da Sputink V e a vacina desenvolvida pela biofarmaceutica AstraZeneca.

b)     Como funciona no nosso organismo?

 nestas vacinas, o adenovírus contem parte do material genético modificado do coronavírus e ela produz uma proteína, a proteína S. Quando este adenovírus entrar no corpo, o sistema imunológico identifica a proteína e produz anticorpos, desse modo quando o vírus do coronavírus tentar infetar as células, nosso sistema imunológico já terá anticorpos suficientes para combater a ação da covid-19.

c)      Esse vacina precisa ser mantido em baixa temperatura?

Sim é preciso, mas não é preciso em temperaturas extremamente baixas. Elas podem ser mantidas em temperaturas normais de uma geladeira.

 

3)      Qual vacina tem acordo com oInstituto Butantan?

A vacina da Coronavac.

 

4)      Qual vacina tem acordo com a Fiocruz?

A vacina produzida pela Universidade de Oxford e pela biofarmacêutica AstraZeneca.

 

5)      Explique como as vacinas deverão ser aplicadas (número de dois e tempo entre eles).

A vacinação vai ser feita com o mesmo modelo do programa de imunização já existente, vão ser aplicadas duas doses, 21 a 30 dias de tempo entre elas. 

 

6)      Depois de tomar a vacina, será necessário continuar usando máscara? Por quê?

Sim, será necessário continuar utilizando máscaras, pois tomar a vacina não deixa 100% seguros as pessoas contra o coronavírus, até a maior parte da população ser imunizado, teremos de conviver com o vírus e continuar respeitando os protocolos de segurança.

7) Quais      são os grupos em que não será recomendado tomar a vacina?

As grávidas e as crianças.

8)      Cerca de 50% das pessoas não pretendem tomar a vacinada CoronaVac porque ele é fabricado na China. É correto dizer que esta vacina é chinesa?

 

É errado dizer que a vacina é chinesa, esta vacina está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac, então ela não é 100% chinesa. 

 

9)      Qual a função da ANVISA na regulação do uso da vacina?

Ou seu papel é criar normas que devem ser respeitadas para a aprovação das vacinas.

 

10) Você  pretende tomar a vacina? Se sim, têm preferência por alguma vacina ou só vai tomar a vacina que a rainha da Inglaterrafor imunizada?

 

Pretendo tomar a vacina, se me dessem a escolher entre uma delas, optaria por uma das vacinas com RNA, confio em que elas são uma verdadeira revolução para o tratamento de doenças e acredito na sua eficácia.

11)  Na sua opinião, qual o motivo de tanto pânico e medo em relação às vacinas? Quais são os comentários que vocês ouviram de familiares e amigos relacionados ao isso?

 

Esse medo à aplicação das vacinas, tem sido resultado de notícias falsas e teorias de conspiração que nos últimos meses tiveram forte impacto na pandemia e nas vacinas, isso têm gerado pânico e insegurança em grande parte da população, não só no Brasil, mas sim no mundo tudo. 

             Comentários que tenho ouvido em relação às vacinas, falam que com as vacinas querem acabar com grande parte da população mundial para ter um controle sobre o aquecimento global, outros dizem que nas vacinas serão aplicadas microchips para controlar as pessoas, e assim por diante.

 

12)  Como os bolsistas do PIBID  podem ajudar a elucidar a duvidas dos alunos nas escolas e da população em geral sobre as vacinas?

Podemos esclarecer essas dúvidas, falando e explicando aos nossos alunos sobre a importância das vacinas, alertando-os sobre as notícias falsas existentes. Como futuros biólogos, por meio de conhecimentos adquiridos, procurar convencer a população da necessidade da vacinação para controle da pandemia, já que essa é a nossa área de conhecimento.

Um comentário:

Resumo do encontro do PIBID do dia 01/12/2021

  Resumo do encontro do PIBID.     No dia 01/12/2021 realizou-se mais um encontro online dos pibidianos do IFRS dos diferentes campus do Est...