INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO RIO GRANDE DO SUL
Vacaria Campus
Licenciatura em Ciências Biológicas
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/ Capes-IFRS
Nome do Bolsista: Hermelinda Acuña Duarte
Objeto da atividade: Texto de Comparação de dois PPPs das escolas Bernardina e Juventina.
Data de entrega: 20/12/20
Comparação de dois PPPs das escolas Bernardina e Juventina .
Estas duas escolas encontram-se em realidades distintas, pelo que os seus PPPs têm finalidades e objectivos distintos, de acordo com as necessidades de cada escola.
No PPP da Escola Municipal Juventina Morena de Oliveira é proposto um projeto, para a melhoria da infraestrutura escolar, como o objetivo de melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem, principalmente na área de ciências, por isso, a escola busca a implantação de um laboratório de ciências. A escola, portanto, enfrenta problemas para melhorar sua qualidade de ensino, devido à insuficiência de materiais, recursos, à pouca participação dos familiares para a toma de decisões e no processo educacional dos alunos, entre outros.
A escola Juventina tem como horizonte formar pessoas éticas, solidárias e justas para a sociedade, daí o seu desejo de proporcionar condições adequadas aos estudantes para a construção do conhecimento, para isto se tornar uma realidade, é essencial atender as questões acima mencionadas.
O PPP da Escola Estadual Bernardina tem como objetivo fortalecer a participação de toda a comunidade escolar para a realização dos projetos, construindo juntos uma escola que seja capaz de atender às necessidades dos alunos, incentivando-os a concluir o ciclo escolar, levando em consideração que ,a maioria, dos alunos estão em situação de vulnerabilidade social, vítimas de diversos tipos de violência; crianças e adolescentes que a única ferramenta que tem é a escola e a educação para sair e transformar, em um futuro próximo a realidade em que está inserida. A escola enfrenta dificuldades para a execução do projeto devido à falta de participação dos familiares no processo educacional dos educandos, falta de atenção profissional de curto prazo (psicólogo, assistente social, neurologista, fonoaudiólogo, etc.) e deficiência dos alunos para o aprendizado.
A escola Bernardina tem por finalidade, formar cidadãos pensantes, críticos, criativos, capazes de enfrentar problemas para a transformação da realidade, pessoas que utilizam seus conhecimentos para melhorar sua sociedade, analisando o contexto social em que está presente.
As duas escolas trabalhadas, por mais que trabalhem por horizontes, objetivos e realidades diferentes em vários sentidos, elas compartilham um objetivo comum, que é formar pessoas para a transformação de uma sociedade mais ética e justa!
Bom trabalho Hermelinda! Continue!
ResponderExcluirAtt
Prof. Carolina Moretti