domingo, 20 de dezembro de 2020

COMPARAÇÃO DOS PPPs DAS ESCOLAS JUVENTINA E BERNARDINA.

 


INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Vacaria Campus

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/ Capes-IFRS

 

 

 

 

Nome do Bolsista: Hermelinda Acuña Duarte

 

 

Objeto da atividade: Texto de Comparação de dois PPPs das escolas Bernardina e Juventina.

 

 

 

Data de entrega: 20/12/20

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                       Comparação de dois PPPs das escolas Bernardina e Juventina .

Estas duas escolas encontram-se em realidades distintas, pelo que os seus PPPs têm finalidades e objectivos distintos, de acordo com as necessidades de cada escola.

No PPP da Escola Municipal Juventina Morena de Oliveira é proposto um projeto, para a melhoria da infraestrutura escolar, como o objetivo de melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem, principalmente na área de ciências, por isso, a escola busca a implantação de um laboratório de ciências. A escola, portanto,  enfrenta problemas para melhorar sua qualidade de ensino, devido à insuficiência de materiais, recursos, à pouca participação dos familiares para a toma de decisões e no processo educacional dos alunos, entre outros.

A escola Juventina tem como horizonte formar pessoas éticas, solidárias e justas para a sociedade, daí o seu desejo de proporcionar condições adequadas aos estudantes  para a construção do conhecimento, para isto se tornar uma realidade, é essencial atender as questões acima mencionadas.

O PPP da Escola Estadual Bernardina tem como objetivo fortalecer a participação de toda a comunidade escolar para a realização dos projetos, construindo juntos uma escola que seja capaz de atender às necessidades dos alunos, incentivando-os a concluir o ciclo escolar, levando em consideração que ,a maioria, dos alunos estão em situação de vulnerabilidade social, vítimas de diversos tipos de violência; crianças e adolescentes que a única ferramenta que tem é a escola e a educação para sair e transformar, em um futuro próximo a realidade em que está inserida. A escola enfrenta dificuldades para a execução do projeto devido à falta de participação dos familiares no processo educacional dos educandos, falta de atenção profissional de curto prazo (psicólogo, assistente social, neurologista, fonoaudiólogo, etc.) e deficiência dos alunos para o aprendizado.

A escola Bernardina tem por finalidade, formar cidadãos pensantes, críticos, criativos, capazes de enfrentar problemas para a transformação da realidade, pessoas que utilizam seus conhecimentos para melhorar sua sociedade, analisando o contexto social em que está presente.

As duas escolas trabalhadas, por mais que trabalhem por horizontes, objetivos e realidades diferentes em vários sentidos, elas compartilham um objetivo comum, que é formar pessoas para a transformação de uma sociedade mais ética e justa!

Um comentário:

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