domingo, 10 de janeiro de 2021

QUESTÕES SOBRE AVALIAÇÃO.

 

QUESTÕES DA SEMANA DE 04/01 A 08/01

 

Tema: AVALIAÇÃO

 

 

1    Elabore um texto comparando a parte Avaliação de dois PPPs das escolas Juventina e Bernardina (mínimo 10 linhas).

Uma escola Juventine tem uma avaliação diagnóstica durante os primeiros dias de estudo, com o objetivo de que os professores conheçam um pouco do desenvolvimento educacional do aluno, a escola tem uma forma mais tradicional de avaliação de seus alunos, que se baseava em um cadastro não sistemático de atividades, Observação do desenvolvimento do aluno e avaliação continuada do desempenho escolar, sem processo de aprendizagem, sem ou processo de aprendizagem, por meio de dois instrumentos de avaliação, utilizando métodos de avaliação mais tradicionais como exames 

Na escola Bernardina por sua vez busca validar os alunos por meio da avaliação emancipatória, que tem para efeito de formação individual e coletiva para dois alunos, esta é uma avaliação contínua, participativa, diagnóstica, dinâmica, dialógica e investigativa. Uma avaliação emancipatória busca reconfirmar os avanços e atrasos de quem não esteve em processo de aprendizagem, partindo da situação, vendendo ou precisando ser resolvido para um melhor resultado da formação educacional. 

 

2    De acordo com o artigo "Como validar para promover a aprendizagem", da Revista Nova Escola, qual a importância de dois instrumentos de avaliação e como devem ser elaborados?

 

É importante porque é através da concretização de uma ideia que alguém aprendeu e que teme ser um processo educativo bem executado na educação. Os instrumentos de avaliação devem ser elaborados de forma clara, para que sejam compreendidos com clareza ou pedestal em cada questão. 

 

3 -    Leia o artigo "Para avaliação e suas premissas sem falhas / sucesso", de Regina Leite Garcia. De acordo com o autor. De acordo com o autor, dê uma olhada em duas provas e nas relações de poder que se estabeleceram a partir dessa prática. 

Segundo o autor, os exames realizados nas escolas para a verificação do aprendizado, mostram um certo nível de poder do que está sendo implantado ou do exame, visto que o educador está examinando os alunos, por meio de uma atividade de controle, onde e visto para selecionar alunos, incluindo alguns e excluindo outros.

 

Quatro.    Ainda segundo ou artigo de Regina Leite Garcia, que autores sustentam a crítica ao modelo de avaliação por exames? Quais são os principais problemas da estratégia de avaliação apontada no texto? 

 

Maria Teresa Esteban e Ángelo Díaz.

Os problemas atribuídos a nenhum texto em relação à avaliação por exame, que muitas vezes, alguns estudam apenas para memorizar os conteúdos a serem dados bem na prova, desaparecemos os debates sobre um assunto, deixam de fazer leituras diferentes sobre o mesmo assunto, a a sala de aula se transforma em um espaço pobre para repetição.

 

 

5    Leia ou escreva “Verificação ou avaliação? Ou que escola prática? ”, Por Cipriano Carlos Luckesi. Como obtemos os resultados da aprendizagem da prática escolar atual? Cite exemplos do autor. Refere-se à obtenção dos resultados quanto a "nota ou vaidade".

 

Os resultados são obtidos através da medição do conhecimento do aluno. Um exemplo que o autor cita é o uso de medidores. A extensão do medidor é comparada à extensão de dois objetos, de forma que seja possível saber quantas vezes a extensão do medidor vai até a extensão do objeto. A título de  exemplo, depois da medição, podemos dizer que o prolongamento linear de uma rua é de tantos metros.

Nenhum caso de aprendizagem ou padrão de medida é correto. Por exemplo: se você tem um exame sobre determinado tema estudado, um exame com 10 questões, ou alguém consegue acertar 5 questões sobre o assunto, será 50% correto sem questionário, essas respostas serão dadas por meio de adiamentos ou alguém receberá uma nota letra numérica ou conceitual. 

 

 

6    Ainda segundo ou texto de Luckesi, que diferença faz entre verificar e avaliar a aprendizagem? Qual a crítica do autor ao atual sistema educacional brasileiro?

 

Para Luckesi, verificar a aprendizagem e uma ação congelada, que não busca obter outro resultado que ele conheça sobre um objeto, verificar o processo de aplicação e correção que foi estudado em relação a uma questão, e atribuir notas que concordam como conhecimento do aluno sobre ou que foi estudado. A prova escrita é um método de verificação para o aprendizado.

Já por sua vez, uma avaliação é um instrumento que apresenta uma posição positiva ou negativa em relação a um objeto de avaliação para a tomada de decisões sobre uma determinada ação. Consiste em analisar ou aprender o processo sobre um objeto, identificar o que foi aprendido e o que ainda precisa ser trabalhado, a partir de uma nova decisão de se ver ou o objeto de avaliação deve ser mantido como está, ou agir. sobre o processo de aprendizagem ou processo de aprendizagem.

Luckesi em sua crítica ao sistema educacional brasileiro, digo que, como as escolas brasileiras, sua maioria trabalha com verificação e não com avaliação da aprendizagem, fato que tem a função de classificar os alunos de acordo com seus conhecimentos, por meio de sua aprovação ou reprovação. . Para Luckesi , as escolas utilizam o processo de examinar os aprendizes de dois alunos de forma negativa, para que os alunos não consigam desenvolver seus conhecimentos, mas tenham um meio constante de reprovação.

 

7. Quais    As referências são feitas pela Luckesi pela primeira vez, não os processos de avaliação?

 - Ou o educador teme que se interesse em como alguém aprende, percebe-se que alguém ainda não aprende, insiste que aprende, insiste que aprende, investindo em ninguém tenta alcançar o resultado esperado.

- Pratica a avaliação da aprendizagem, e não congelamos apenas a verificação, para um melhor desempenho escolar, como meta de melhor desenvolvimento do aluno.

- Impor um padrão mínimo de conhecimentos, habilidades e hábitos que os alunos devem cumprir, e não exigem uma nota média mínima, que é o que acontece na educação atual.

- A prática e a avaliação da aprendizagem devem ser realizadas com rigor científico e técnico.

Um comentário:

Resumo do encontro do PIBID do dia 01/12/2021

  Resumo do encontro do PIBID.     No dia 01/12/2021 realizou-se mais um encontro online dos pibidianos do IFRS dos diferentes campus do Est...