INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO RIO GRANDE DO SUL
Vacaria Campus
Bacharel em ciências biológicas
Programa de Intercâmbio Institucional de Iniciação do Pibid / Capes-IFRS à Docência
Nome do porta-bolsa: Hermelinda Acuña Duarte
Objeto da atividade: Resenha do PPP, Projeto Político Pedagógico
Data de entrega: 29/11/20
Uma Educação Ambiental no PPP das Escolas
A autora Carolina Moretti Berto, nenhum texto intitulado Projeto Político Pedagógico e Educação Ambiental , levanta importantes questões sobre a presença de questões ambientais nesse documento, importante para as instituições de ensino da educação básica.
O PPP é um documento previsto na LDB - Lei de Diretrizes e Bases, que deve ser elaborado e praticado por cada instituição de ensino, democraticamente com todos os envolvidos no processo educacional. Neste documento, os planos das ações que serão desenvolvidas não farão parte do processo de ensino ou aprendizagem, perspectiva de transformação social. Portanto, ações pedagógicas devem contemplar estágios onde for possível ser possível e sustentar essa prática, a partir da realidade e do contexto histórico onde ou sozinho está inserido. Nesse sentido, com o intuito de incorporar a educação ambiental não PPP, não seria apenas transmitir um saber conteudista, mas sim um saber colocado na prática, visto que essa questão é algo que faz parte do cotidiano local e global da comunidade escolar.
Como a escola tem papel fundamental na formação da cidadania, pois é tão interessante que, no que diz respeito à educação ambiental, parte do currículo escolar esteja presente, não haja PPP da escola e as práticas de sala de aula se concretizem. Segundo Berto, a educação ambiental constitui um tema a ser trabalhado, por sua finalidade e por conscientizar as pessoas, já que na maioria das vezes, esse tema não é discutido entre dois alunos, e dois educadores devem ser os responsáveis.
É importante incorporar a educação ambiental nas escolas, mas como mencionado anteriormente, como uma organização adequada, é fundamental despertar a consciência pública sobre a importância de proteger o meio ambiente por meio da educação. Para ser mais preciso sobre a organização e o conhecimento em relação à matéria, oferecer formação sobre a matéria aos professores, para que possam colocar a prática em suas salas de aula, não apenas sobre um tema transversal, mas aproveitando todas ou suas potencialidades para a construção de uma educação libertadora que Forneça envelope ou papel de cada um consciencioso para o meio ambiente. Aumente a consciência sobre as questões ambientais globais, uma questão urgente para a sociedade de hoje.
Em relação aos PPPs das duas escolas, Bernardina e Juventina, os seus projetos são diferentes, mais pelo mesmo objetivo de colaborar para a formação de dois alunos.
Resenha por: Hermelinda Acuña Duarte.
Bom trabalho Hermelinda! Continue!
ResponderExcluir