terça-feira, 3 de agosto de 2021

Questões sobre o capítulo 2 livro: Aprendizado ativo no Ensino de Botânica.

 Aqui eu deixo para vocês um questionário com respostas sobre o capítulo dois do livro: Aprendizado ativo no Ensino de Botânica.

1.    Quem introduziu o termo “cegueira botânica”, e quando?

A cegueira botânica foi introduzida pelos estadunidenses James H. Wandersee e Elisabeth E. Schssler no ano de 1998, na terceira Reunião de Associados do 15ᵒ Laboratory (Lousiana State University) que é um laboratório de pesquisas de cognição visual e desenvolvimento para o aperfeiçoamento do Ensino de Botânica e Biologia.

2.    O que é cegueira botânica?

Cegueira botânica é definida como a incapacidade de notar as plantas em seu próprio ambiente. A falta de reconhecer a importância das plantas para a vida dos seres humanos, apreciar seus aspectos estéticos biologicamente únicos, e a falta de percepção em relação à comparação equivocada entre plantas e animais, enxergando as plantas como seres inferiores, pelo qual considerados como menos dignos de percepção e valorização pela espécie humana.

 

3.    Quais os principais sintomas da cegueira botânica? Você já conheceu alguém, ou já apresentou você mesmo, esses sintomas? Exemplifique, se a resposta for afirmativa.

Os sintomas da cegueira botânica são

a. Não perceber e prestar atenção às plantas no seu cotidiano.

b. Pensar que as plantas são apenas cenário para a vida animal.

c. Compreender de modo equivocado as necessidades vitais das plantas, em termos de matéria e energia.

 d. Negligenciar a importância das plantas nas atividades cotidianas.

e. Não perceber as diferenças de escala de tempo das atividades dos animais e das plantas.

 f. Não vivenciar experiências práticas de cultivo, observação e identificação com plantas da sua região.

g. Não saber explicar aspectos científicos básicos sobre as plantas de sua região, como crescimento, nutrição, reprodução e características ecológicas.

 h. Falta de consciência sobre o papel fundamental das plantas para um ciclo biogeoquímico chave em nosso planeta: o ciclo do carbono.

i. Ser insensível a características estéticas das plantas e suas estruturas únicas, especialmente em relação a adaptações, coevolução, cores, dispersão, diversidade, hábitos de crescimento, odores, tamanhos, sons, espaço, força, simetria, texturas e gostos.

Eu particularmente já apresentei os sintomas da cegueira botânica em sua totalidade, pois num tempo atrás nem mesmo prestava atenção para as plantas, ignorando as suas maravilhosas formas e negligenciando a sua importância e tudo o que nelas está presente. Essa falta de percepção, acredito eu, que foi a causa da falta de abordagens sobre o tema botânica de forma ampla no transcurso da minha escolaridade e do meu cotidiano.

4.    Quais princípios de percepção visual humana podem explicar a cegueira botânica? Cite os princípios, e comente aquele (s) que te chamou mais atenção.

Existem 5 princípios de percepção que explicariam a cegueira botânica:

1.Os humanos podem reconhecer visualmente apenas aquilo que já conhecem. A desatenção pode se tornar atenção quando um objeto ou evento ganha significado. Muitas vezes, vemos o que esperamos ver, pois tal atividade não envolve apenas os olhos, mas sim o sistema olho-cérebro

2.Se os membros de um conjunto de objetos não são suficientemente distintos de seu entorno, eles se misturam e nada é percebido conscientemente. Vê-los e percebê-los torna-se um desafio de detecção visual maior se comparado ao que ocorre com objetos dinâmicos e bem definidos, destacados de seu entorno. Ainda, humanos tendem a ficar entediados e se acomodarem quando olham uma cena relativamente constante por muito tempo.

3.A proximidade estática é uma indicação visual que humanos usam para agrupar objetos em categorias visuais

4.A visão humana opera para minimizar o gasto energético. Estima-se que a cada segundo, os olhos geram mais de 10 milhões de bits de dados para processamento visual, mas o cérebro extrai apenas cerca de 40 bits e processa totalmente apenas os 16 bits que alcançam nossa atenção consciente. Assim, elementos aos quais atribuímos um nível de baixa prioridade podem ser descartados, tornando o processamento visual mais fácil.

5.O cérebro usa padrões de espaço, tempo e cor para estruturar a experiência visual. Sendo fundamentalmente um detector de diferença, quando o cérebro não as detecta, o campo perceptivo não é estimulado.

O primeiro princípio é o que me chama mais a atenção, pois me identifico com ele Ela menciona que o ser humano só enxerga aquilo que já conhece das plantas, e ignora todo o demais. Se conhecêssemos as plantas de forma mais detalhada e em sua ampla diversidade, o nosso olhar nelas seria mais atencioso e perceberíamos assim, cada detalhe presente  nelas.

 

5.    Quais são os fatores apontados no texto como causas da cegueira botânica?

Fator cultural e falta de um ensino adequado

6.    Qual é a relação entre a cegueira botânica e o ensino?

Essa relação se dá pela forma de Ensino de botânica desestimulada e pouco significativa nas escolas. Isso causa um analfabetismo sobre o tema, impedindo assim o interesse e a aquisição de conhecimentos de forma ampla e detalhada sobre o assunto.

7.    Qual é o papel dos professores na mitigação da cegueira botânica?

No artigo se menciona sobre a forma em que os professores são ensinados nas universidades, comentando sobre que em maioria de vezes, o aprendizado é mais teórico, sem estímulo de práticas que levem ao professor ter uma aproximação mais significativa com as plantas. Essa aproximação é de grande relevância para a formação do professor, de modo a fazer uma melhor organização dos assuntos a serem abordados, fazendo união de teoria e prática. Dessa forma o professor pode contribuir de forma significativa para a mitigação da cegueira botânica.

 

8.Quais são as principais críticas apontadas no texto para a utilização do termo cegueira botânica? Comente as principais apontadas pelo texto.

As principais críticas feitas foi em relação ao termo “Blindness” (cegueira), que pode contribuir para o capacitismo de deficiências visuais, equiparando a deficiência visual a traços negativos.

Outra das críticas feitas foi em relação ao termo que a autora Parsley propôs para substituição do termo “cegueira”. Ao invés de cegueira, a pesquisadora propôs o uso do termo “Disparity” (Disparidade), tal termo remete automaticamente a comparação entre animais e plantas, o qual está se tentando evitar para a mitigação da cegueira botânica.

 

 

9.Segundo o texto, quais dimensões devem ser consideradas para a promoção do Ensino de Botânica a serviço da Educação Científica? Comente cada um deles.

São cinco as dimensões consideradas para a promoção do ensino de botânica.

Ambiental — motivando a análise do impacto da atividade humana no meio ambiente e a busca de soluções para os problemas decorrentes.

Esta dimensão é uma das mais importantes desde meu ponto de vista, visto que os problemas ambientais vem se ampliando cada vez mais e a ameaça as plantas é o principal problema, com isso ficao em risco as demais espécies do planeta.

Filosófica, cultural e histórica — levando à compreensão do papel da ciência na evolução da humanidade e sua relação com religião, economia, tecnologia, entre outros.

Esta dimensão é de grande relevância também, pois fazer uma comparação entre ciência e evolução para entendermos a importância da ciência para o desenvolvimento humano.

Ética — estimulando a análise e argumentação sobre assuntos polêmicos vinculados às questões científicas que são divulgados pelos meios de comunicação em massa, como aborto, eutanásia, biodiversidade e relações internacionais, propriedade de descobertas científicas, entre outros.

 

 • Médica — auxiliando a compreensão de conceitos biológicos básicos que estão estreitamente relacionados a prevenção e cura de doenças.

Estética — promovendo a percepção do ambiente e sua biodiversidade pautando-se na integração entre razão-imaginação-sentimentos-emoções, resultando em valores e atitudes potencialmente transformadores do cotidiano.

 

10.Segundo o artigo, quais abordagens de ensino-aprendizagem podem ser utilizadas para aprimorar o ensino de botânica e mitigar a cegueira botânica? Comente cada uma das abordagens mencionadas no texto.

São enfatizados as seguintes abordagens para o processo de ensino-aprendizagem:

Ensino por investigação, onde os alunos tenham a oportunidade de trabalhos com pesquisas, utilizando evidencias e tendo maior aproximação do assunto estudado.

Ensino Híbrido, relacionar possibilidades pedagógicas virtuais com as presencias para fazer um maior aproveitamento deles.

Aprendizagem ativo, ensinar o conteúdo de forma contextualizada, tornando o aluno o protagonista principal da construção do seu conhecimento.

Abordagens CTSA, sigla para ciências, tecnologia e ambiente, objetivando a aproximação dos estudantes à problemas socioambientais de forma integral, fomentando assim a participação do alunado na busca da mitigação de tais problemas.

 

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