terça-feira, 22 de junho de 2021

Resumo do capitulo 3 do livro: Ensinando Biologia por Investigação.

 

             



                     INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Hermelinda Acuña Duarte.

Tema da atividade: Resumo do capítulo 3 do livro: Ensinando Biologia por investigação

Data de entrega: 22/06/2021

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Resumo do capítulo 3 do livro: Ensinando Biologia por investigação.

A atividade realizada com uma turma do oitavo ano tratou-se da investigação de um fenômeno do sistema nervoso humano. Tal atividade foi desenvolvida através de cinco passos, que o professor organizou para os alunos puderem realizar o trabalho.

O professor deu início à atividade realizando uma conversa contextualizada com os alunos, comentando sobre pessoas que sofreram amputações de algum membro do seu corpo e mesmo assim continuavam sentindo dor nas extremidades amputadas. Continuando, realizou-se a leitura de um texto informativo intitulado: “Você já ouviu falar da dor fantasma?” que tratava da mesma questão abordada na conversa anterior. Esta abordagem ajudou para que surgissem questionamentos e curiosidades entre os alunos. Dessa forma os alunos foram separados em grupos para elaborar hipóteses que explicassem tal fenômeno discutido.

Num segundo momento, foi feito a categorização das hipóteses para analisar e agrupar as propostas de explicação. Esta atividade teve como objetivo dar uma visão geral para os alunos de todas as hipóteses que tinham sido elaboradas. Para isto o professor fez a leitura de cada uma das hipóteses e após a análise delas foram agrupados em grupos temáticos mais amplos.

Dando sequência a atividade, os alunos realizaram a análise de dados sobre pesquisas médicas relacionadas a dor do membro fantasma. Esta atividade teve como objetivo selecionar alguns dados de pesquisa, levando em consideração as hipóteses elaboradas pelos estudantes. A partir dessa atividade, os estudantes fizeram uma relação entre hipótese e evidências e passaram a discutir suas conclusões em pequenos grupos.

Após isso foi feita a argumentação em torno dos dados estudados, das relações hipóteses-evidência realizada pelos alunos. Para isto foi discutido cada hipóteses-evidências elaborada por cada grupo e tabulado em um único quadro, que permitiu visualizar as concordâncias e discordâncias de cada grupo.

A atividade investigativa foi concluída com a elaboração de um texto que respondesse a seguinte pergunta: Como você explicaria cientificamente, a dor fantasma para um paciente que está passando por essa situação? Esta atividade objetivou conhecer as conclusões dos alunos para tal fenômeno do sistema nervoso.

Esta atividade realizada chamou muito a minha atenção, pois percebi que foi planejada com o objetivo de fazer pensar ao alunado. O tema trabalhado gerou muita curiosidade na turma e isso os levou a utilizar o pensamento e a fazer análises de evidencias, o que eu acho de grande relevância para a formação. Gostei da atividade, creio que foi bem elaborada.

Adaptar esta atividade em aulas remotas acredito que seja possível, pois não requer atividades práticas que precisem ser desenvolvidas de forma presencial nas escolas. O tema professor pode dar introdução ao tema numa primeira aula, pode separar os grupos mesmo sendo de forma online os alunos poderão trocar ideias e elaborar hipóteses. Os hipóteses e conclusões podem ser discutidos numa outra aula dedicada só para essas discussões.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resumo do encontro do PIBID do dia 01/12/2021

  Resumo do encontro do PIBID.     No dia 01/12/2021 realizou-se mais um encontro online dos pibidianos do IFRS dos diferentes campus do Est...