quarta-feira, 3 de novembro de 2021

ESTUDO DIRIGIDO SOBRE O LIVRO "A DESCOBERTA NAS PEQUENAS COISAS"

  

Estudo dirigido sobre o livro “A descoberta nas pequenas coisas”

 

  1. Quais aspectos da metodologia científica são apresentados no livro?

Primeiramente apresenta-se a curiosidade da menina sobre as formigas, o que a levou a observar o comportamento e a vida das formiguinhas, seguidamente vem a investigação, pois a menina muito surpreendida com o comportamento estranho de uma das formigas a levou a investigação do que estava acontecendo com ela e para onde ela ia, e finalmente vem a consulta científica, por assim dizer, já que para saber qual era a espécie de fungo que tinha contaminado a formiga, a menina junto com sua tia teve que consultar com um especialista na área.

  1. Qual a importância de apresentar a metodologia científica para as crianças? Em qual idade você acha que isso deve ser feito?

Apresentar metodologias científicas para as crianças possibilita que estes consigam chegar a um objetivo através de métodos de forma organizada, de forma a proporcionar uma descoberta mais prática e científica.

A metodologia científica deve-se apresentar para as crianças desde cedo, por tanto penso que desde os 7 anos já pode ser trabalhado com o mesmo.

  1. Quais objetos de da BNCC podem ser trabalhados por meio desse livro?

-Diversidade de ecossistemas.

Fenômenos naturais e impactos ambientais

Programas e indicadores de saúde pública.

-Mecanismos reprodutivos

Tipos de reprodução (para trabalhar as formas de reprodução do fungo)

 

 

  1. Esse livro poderia ser utilizado com turmas dos anos finais do Ensino Fundamental? Que adaptações poderiam ser feitas para o trabalho com essa faixa etária?

Este livro sim pode ser trabalhado com as turmas do Ensino fundamental II. Primeiramente podemos sugerir a leitura do livro e com base nisso adaptar e sugerir uma atividade investigativa utilizando os métodos que a menina do livro utilizou para chegar as suas conclusões.

 

  1. Esse livro poderia ser utilizado com turmas de Ensino Médio? Que adaptações poderiam ser feitas para o trabalho com essa faixa etária?

O livro é muito interessante, porem utilizá-lo com alunos do Ensino médio pode não ser muito proveitoso, pois como é um livro praticamente infantil pode ser simples demais para trabalhá-lo com turmas do Ensino médio.

 

  1. Quando você estava na escola, você participou de alguma atividade que envolvesse o método científico?

Me vem uma vaga lembrança de uma atividade que tive no Ensino Fundamental 2 sobre as fases da lua. A atividade começou com o estudo das fases da lua (teoria), após tivemos que observar as mudanças da lua durante um mês se não me engano, seguidamente fizemos o registro das observações junto com a entrevista que tivemos que fazer aos nossos país sobre que alimentos tinham que ser plantados durante tal fase da lua.  A atividade foi muito enriquecedora e foi muito interessante, conseguimos fazer uma atividade investigativa relacionando a teoria com a prática.

 

  1. Crianças geralmente são muito curiosas! Como nós professores podemos incentivar esse hábito nos nossos estudantes?

Existem inúmeras formas de incentivar a curiosidade das crianças, desde o mais simples até algo mais complexo. Podemos realizar atividades simples de investigação com elas, como a observação e monitoramento de um terrário, ou atividades um pouco mais complexas como observar e desenhar as partes de uma flor com o uso de materiais como lupas.

  1. O que mais chamou a sua atenção na história?

Chamou muito a minha atenção a curiosidade da menina, observando o comportamento das formigas e ter notado que uma delas estava agindo de forma diferente das demais, o que a levou a dar maior atenção para aquela e ter chegado a conclusão da causa desse comportamento.

RESUMO DO EVENTO DO PIBID

 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em

 

Aqui deixo o resumo do evento do PIBID realizado no dia 28 de setembro de 2021.

Resumo do Evento do PIBID

O encontro do PIBID realizado no dia 28/09/2021 teve como assunto o relato das experiências dos pibidianos do campus Porto Alegre na organização de férias de ciências.

No primeiro momento fizeram a apresentação dos integrantes da equipe do PIBID desse campus, em seguida foi aberto uma atividade onde todos os presentes no evento conseguiram participar, e teve como objetivo construir uma nuvem de palavras relacionadas ao significado das feiras de ciências. Para dar continuidade, foi abordado sobre a importância das feiras de ciências para o processo de ensino-aprendizagem, comentando sobre como contribui tal atividade na educação. 

Após esse momento eles comentaram sobre como fizeram a organização para poder realizar a feira de ciências. Primeiramente fizeram um questionário para saber o que a comunidade educativa pensava sobre o evento a ser realizado. Fizeram também um vídeo para propaganda com o objetivo de incentivar a comunidade educativa a participar do evento. 

Os pibidianos comentaram também que utilizaram várias estratégias de divulgação do evento, desde a participação nas aulas online até publicações nas redes sociais, disponibilizando também os seus e-mails para aqueles que quisessem tirar dúvidas sobre o evento.

Falaram também sobre as áreas que foram abordados no evento, incentivando a interdisciplinaridade. Também foi feito um cronograma com as atividades que iam ser desenvolvidas no evento, e sobre os trabalhos inscritos. Da mesma forma comentaram sobre como foi feito a premiação dos alunos que apresentaram seus trabalhos.

Para finalizar os bolsistas comentaram sobre a experiência que tiveram com o evento e sobre os depoimentos recebidos dos pais de família, professores e alunos sobre o mesmo, depoimentos muito positivos e satisfatórios. Desta forma os pibidianos falaram que é muito gratificante realizar este tipo de eventos num contexto totalmente diferente no qual estamos acostumados, ressaltando assim sobre a importância de superar os desafios para continuarmos fortalecendo os as atividades que contribuem de forma relevante no processo ensino-aprendizagem.

O encontro foi muito enriquecedor, os pibidianos trouxeram muito conhecimento para os participantes, incentivando a superação dos desafios que enfrenta a educação no contexto atual.



   

Vlog do monitoramento do terrário.

 Neste link deixo pra vocês o vlog do monitoramento do meu terrário durante 42 dias! Espero vocês gostem!!!

https://drive.google.com/file/d/1eyNv57XU8Bj4e5jplm2_eY_v8o2ztcQw/view?usp=drivesdk

Resumo do encontro do PIBID do dia 01/12/2021

  Resumo do encontro do PIBID.     No dia 01/12/2021 realizou-se mais um encontro online dos pibidianos do IFRS dos diferentes campus do Est...