terça-feira, 20 de julho de 2021

Análise da devolutiva das atividades assíncronas – Meio Impresso - ETE Bernardina Rodrigues Padilha

 




INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista:

Tema da atividade: Análise da devolutiva das atividades assíncronas – Meio Impresso - ETE Bernardina Rodrigues Padilha.

 

 

1.      Quantas atividades foram entregues?

Foram entregues 8 atividades.

 

2.      Os estudantes conseguiram responder todas as atividades propostas? Se não, quais podem ter sido os motivos da não realização dessa atividade?

 

Sim, a maioria dos estudantes responderam todas as questões propostas. Alguns alunos deixaram sem responder algumas questões, acredito que de repente foi a causa de pouca vontade de fazer, pois eram questões subjetivas. Pode ser que não tenham entendido a pergunta também.

 

3.      As respostas dadas foram satisfatórias? Alguma que te chamou mais a atenção?

Para a minha primeira atividade entregue, as respostas me deixaram satisfeitas, pois percebi que os alunos entenderam o que foi pedido e captaram o assunto abordado. Não teve nenhuma resposta em específico que me chamasse a atenção, pois já estava esperando por essas respostas.

 

 

4.      É possível avaliar a aprendizagem dos estudantes por meio das atividades assíncronas? Quais seriam os pontos positivos e as limitações desta metodologia de avaliação, neste momento de aulas remotas?

 

Sim é possível avaliar os estudantes por meio de atividades assíncronas. Um dos pontos positivos desta metodologia é que a maioria dos alunos tem maior tempo para fazer as atividades. Mas nem tudo é positivo, esta metodologia também apresenta pontos negativos, um deles é que os alunos que tem acesso a internet, dependendo das questões podem obter respostas prontas e apenas copiar nas suas folhas, outra é que os estudantes não tem a possibilidade consultar em tempo real suas dúvidas aos seus professores.

 

5.      Quais foram as dificuldades encontradas no momento de corrigir e avaliar as atividades entregues?

 

Não encontrei grandes dificuldades no momento que corrigi os trabalhos, acredito que os alunos conseguiram entender cada questão e também o tema trabalhado.

 

6.      O rendimento/respostas dos estudantes foi o que você esperava?

 

        As respostas dos alunos são basicamente o que eu estava esperando que eles respondessem. A maioria dos estudantes responderam corretamente as questões objetivas e, em relação as questões subjetivas suas respostas foram muito boas, e a maioria também respondeu todas as questões.

 

7.      Entre as atividades propostas, teria alguma que você poderia ter planejado de modo diferente? Por quê?

Não, creio que todas estavam bem organizadas e planejadas, mas sim incluiria mais dois pontos, uma seria uma atividade de cálculo, onde os alunos teriam de escolher um eletrodoméstico e calcular quanto de energia gasta no dia e no mês. Já a outra questão seria subjetiva, e a pergunta seria: No Brasil, a população paga um preço muito alto pela energia elétrica, sendo que o país é um dos maiores produtores de energia elétrica do mundo, e tem a possibilidade de fornecer energia elétrica com um custo baixo para sua população. Na sua opinião, qual seria o motivo pelo qual os brasileiros pagam muito caro pela energia elétrica?

Incluiria esta questão porque fiquei curiosa em saber qual seria a resposta dos estudantes!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resumo do encontro do PIBID do dia 01/12/2021

  Resumo do encontro do PIBID.     No dia 01/12/2021 realizou-se mais um encontro online dos pibidianos do IFRS dos diferentes campus do Est...