segunda-feira, 26 de abril de 2021

Resumo do Minicurso: O Lúdico como recurso pedagógico para o Ensino da Área de Ciências da Natureza nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

 




INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Hermelinda Acuña Duarte

 

Tema da atividade: Resumo sobre o minicurso do ENCONTRO NACIONAL DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA (JALEQUIM).

Nome do minicurso: O Lúdico como recurso pedagógico pra o Ensino da Área de Ciências da Natureza nos anos iniciais do Ensino Fundamental

 

Datas que o minicurso foi realizado: de 21/04/2021 a 22/04/2021

 

Carga horária total: 4 horas

 

Data de entrega do resumo: 27/04/2021

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Lúdico como recurso pedagógico pra o Ensino da Área de Ciências da Natureza nos anos iniciais do Ensino Fundamental

 

 

O minicurso O Lúdico como recurso pedagógico pra o Ensino da Área de Ciências da Natureza nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ministrado por Maria do Carmo Monteiro Kobayashi, Mary Stela Sakamoto Lopes e Josilaine Aparecida Pianochi Malmonge, teve como principal objetivo apresentar a classificação e o uso dos objetos lúdicos nos anos iniciais do Ensino Fundamental relacionados a área de Ciências da Natureza.

No minicurso foram abordados assuntos relacionados aos sistemas de classificação de Jogos e brinquedos para o ensino fundamental, tais sistemas apresentados foram o sistema ICCP (Centro Nacional de informação sobre o Brinquedo), sistema ESAR (instrumento de classificação e de análise do material de jogo e brinquedos) e o sistema C.O.L (Classificação dos Objetos Lúdicos) Com a apresentação destes sistemas foi possível perceber a importância de entender  a classificação dos objetos lúdicos e como eles podem ser utilizados para o ensino de ciências, também a relevância que tem os objetos lúdicos no desenvolvimento das crianças, sendo que existem tipos de jogos e brincadeiras para cada  área da criança que se deseje desenvolver.  

Alguns dos pontos positivos que deu para perceber é que com a adoção do ensino lúdico podemos dar passo a uma nova forma de ensino, mais didático; onde a criança vai desenvolver seus conhecimentos de forma prazerosa, melhorando sua capacidade cognitiva assim como também o seu relacionamento com os outros ao seu redor. Onde eles poderão acompanhar o processo da sua aprendizagem de forma mais ativa, tendo a oportunidade de aprender e se divertir ao mesmo tempo, lembrando que na hora de fazermos uma atividade com jogos e brinquedos as crianças entram num estado de “faz-de-conta”

Outros pontos precisam ser melhorados para que o uso dos objetos lúdicos seja da melhor maneira, um deles é a formação dos professores, que precisam conhecer bem os sistemas de classificação, para utilizar os objetos lúdico de acordo com o seu tipo de classificação e do que quer ser ensinado.

 





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