INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO
RIO GRANDE DO SUL
Campus
Vacaria
Licenciatura
em Ciências Biológicas
Programa Institucional
de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Nome
do bolsista: Hermelinda Acuña Duarte
Tema
da atividade: Resumo sobre o
minicurso do
ENCONTRO NACIONAL DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE
QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA (JALEQUIM).
Nome
do minicurso: O Lúdico como recurso pedagógico pra o
Ensino da Área de Ciências da Natureza nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Datas
que o minicurso foi realizado: de 21/04/2021 a
22/04/2021
Carga
horária total: 4 horas
Data
de entrega do resumo: 27/04/2021
O
Lúdico como recurso pedagógico pra o Ensino da Área de Ciências da Natureza nos
anos iniciais do Ensino Fundamental
O
minicurso O Lúdico como recurso pedagógico pra o Ensino da Área de Ciências da
Natureza nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ministrado por Maria do Carmo
Monteiro Kobayashi, Mary Stela Sakamoto Lopes e Josilaine Aparecida Pianochi
Malmonge, teve como principal objetivo apresentar a classificação e o uso dos objetos
lúdicos nos anos iniciais do Ensino Fundamental relacionados a área de Ciências
da Natureza.
No
minicurso foram abordados assuntos relacionados aos sistemas de classificação
de Jogos e brinquedos para o ensino fundamental, tais sistemas apresentados
foram o sistema ICCP (Centro Nacional de informação sobre o Brinquedo),
sistema ESAR (instrumento de classificação e de análise do material de jogo e brinquedos)
e o sistema C.O.L (Classificação dos Objetos Lúdicos) Com a apresentação destes
sistemas foi possível perceber a importância de entender a classificação dos objetos lúdicos e como
eles podem ser utilizados para o ensino de ciências, também a relevância que
tem os objetos lúdicos no desenvolvimento das crianças, sendo que existem tipos
de jogos e brincadeiras para cada área
da criança que se deseje desenvolver.
Alguns
dos pontos positivos que deu para perceber é que com a adoção do ensino lúdico
podemos dar passo a uma nova forma de ensino, mais didático; onde a criança vai
desenvolver seus conhecimentos de forma prazerosa, melhorando sua capacidade
cognitiva assim como também o seu relacionamento com os outros ao seu redor. Onde
eles poderão acompanhar o processo da sua aprendizagem de forma mais ativa,
tendo a oportunidade de aprender e se divertir ao mesmo tempo, lembrando que na
hora de fazermos uma atividade com jogos e brinquedos as crianças entram num
estado de “faz-de-conta”
Outros
pontos precisam ser melhorados para que o uso dos objetos lúdicos seja da
melhor maneira, um deles é a formação dos professores, que precisam conhecer
bem os sistemas de classificação, para utilizar os objetos lúdico de acordo com
o seu tipo de classificação e do que quer ser ensinado.
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