sábado, 23 de janeiro de 2021

 




INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Vacaria Campus

Licenciatura em ciências biológicas

Programa Institucional de Iniciação à Docência do Pibid / Capes-IFRS.

 

 

Nome da bolsista: Hermelinda Acuña Duarte

 

 

 

Tópico de atividade: Resenha Crítica - BNCC

 

 

 

 

Data de entrega: 23/01/2021

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seus objetivos para o ensino de Ciências da Natureza .

Foram feitas algumas leituras que tratam da Base Nacional Comum Curricular e o Ensino de Ciências, relatam um pouco do início do BNCC, e como foi incorporando-se o ensino de ciências no documento, mostrando as mudanças que vieram acontecendo na sua implementação no transcurso da 4 versões da BNCC, como esta disciplina tem de ser trabalhada nas escolas e qual o seu objetivo.

Através das leituras realizadas foi possível perceber que a primeira versão da BNCC tem maior preocupação com a formação da cidadania, ou seja, o ensino de ciências da natureza, cujo objetivo é transmitir conhecimentos a jovens e crianças para que possam identificar problemas que exijam conhecimento científico e atuem sobre ela. Ressalta-se que a primeira e a segunda versão, o documento teve consulta pública, protagonizando a sociedade educacional. Ainda assim, estes duas primeiras versões  apresentavas o ensino de Ciências Naturais com muito conteudismo e, se uma contextualização social, mas de alguma forma procurava formar a cidadania.

Conforme as versões 3 e 4 da BNCC, foram ainda mais modificadas, com participação de grupos empresariais, houve fortalecimento do conservadorismo, liderança do ensino mecânica para a área de Ciências da Natureza, visando a formação de cidadãos para o mercado de trabalho, evidenciando o  conhecimento científico como ferramenta do empreendedorismo humano individual.

fala-se também da importância de implementar o ensino ciências nas escolas, e que ela se trabalhe de forma mais investigativa, a necessidade da formação da equipe educacional, com a busca de novas metodologias de ensino que possam auxiliar o trabalho docente com as novas abordagens para o ensino de ciências.

A partir da análise  dos textos, podemos dizer que a BNCC sofreu modificações, desde o destaque da sociedade educacional para a sua formulação, até o destaque de grupos empresariais dominantes, estabelecendo o conhecimento científico como ferramenta para a incorporação no mercado de trabalho. Podemos dizer também que a importância da incorporação do ensino de ciências nos anos iniciais e de uma forma mais investigativa, tem grande relevância, mas esta tem que ser realizada com o objetivo de que os conhecimentos científico adquiridos sejam utilizados para a transformação da sociedade e a formação da cidadania, para a resolução de problemas socioambientais, adquirindo uma postura critica sobre determinadas questões, com capacidade de agir sobre ações humanas que causam ou causaram prejuízos para o ambiente em que vivemos, buscando juntos um bem estar comum.   

 

 

 

Um comentário:

Resumo do encontro do PIBID do dia 01/12/2021

  Resumo do encontro do PIBID.     No dia 01/12/2021 realizou-se mais um encontro online dos pibidianos do IFRS dos diferentes campus do Est...